ASPECTOS ERGONÔMICOS DE SALA DE AULA NA ATIVIDADE DE ENSINOAPRENDIZAGEM: IFRN - CAMPUS NATAL CENTRAL
Concluido- Campus:
- CNAT
- Data inicial:
- 03/10/2016
- Data final:
- 31/07/2017
- Coordenação:
- Ramon Evangelista dos Anjos Paiva ramon.paiva@ifrn.edu.br
INTRODUÇÃO A qualidade de vida dos educandos está atrelada às condições ofertadas pelo quadro físico da escola, pois grande parte de seu tempo é utilizado no convívio escolar. O papel da ergonomia, hoje, está mais abrangente, ao atribuir um maior peso à humanização do trabalho, envolvendo aspectos do bem-estar físico, mental, cognitivo e psíquico do homem e, se bem exercido, pode oferecer resposta aos anseios de melhoria qualitativa nos ambientes de trabalho e, consequentemente, um melhor aproveitamento do rendimento escolar. No presente estudo, destaca-se a ergonomia física em razão da frequência dos fatores de posturas no trabalho, postos de estudo na atividade do aluno e do professor e condições ambientais da sala de aula. Sendo assim, a pesquisa proposta tem como objetivo geral avaliar as salas de ensino do IFRN Campus Natal Central sob a ótica da Ergonomia. MÉTODO Esta pesquisa caracteriza-se como uma investigação exploratória e descritiva. RESULTADOS ESPERADOS Após o desenvolvimento do projeto proposto, o resultado desse trabalho será um estudo de caso, o qual contribuirá, então, para aplicação da teoria e prática. Com isso, espera-se responder ao problema de pesquisa em questão. De igual forma, ao longo do desenvolvimento desta pesquisa espera-se avaliar as salas de aula do IFRN e recomendar melhorias para a Instituição.