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Projeto de Pesquisa

A Gamificação de uma rede colaborativa de aprendizagem baseada em dispositivos móveis

Concluido

O processo ensino-aprendizagem pode ocorrer em clima de satisfação, disposição, e pode compreender momentos de tensão e alegria [HUIZINGA, 1999]. Quando isso ocorre, as pessoas se engajam mais facilmente e torna a tarefa mais leve. O ensino-aprendizagem quando combinado com ferramentas que potencializem o seu resultado, estimula o percurso da aprendizagem e criam prazer nos alunos à medida que se apropriam dos conteúdos. Este projeto objetiva desenvolver um método que utiliza técnicas de gamificação para uma rede colaborativa de aprendizagem baseada em dispositivos móveis conectados à Internet que facilite o engajamentos dos estudantes do ensino básico e superior. A gamificação consiste em aplicar elementos de jogos ao contexto educacional, de modo a motivar os estudantes a adotarem comportamentos de maior engajamento nas suas atividades pedagógicas a partir de um ambiente mais estimulante, que os cativem e os motivem para o aprendizado colaborativo no qual, estudantes que têm facilidade em aprender auxiliam estudantes com dificuldades.