A função ontológica do educador: uma análise do curso de Licenciatura em Matemática do IFRN/Mossoró.
Concluido- Campus:
- MO
- Data inicial:
- 20/08/2016
- Data final:
- 20/05/2017
- Coordenação:
- Mauro Rogerio de Almeida Vieira mauro.vieira@ifrn.edu.br
O presente projeto propõe uma análise sobre a função ontológica do educador. Nosso objetivo é analisar a função docente a partir de uma pesquisa exploratória na qual nos debruçaremos sobre referencial teórico especifico para definição dos parâmetros para uma investida em campo. Pretendemos realizar uma revisão bibliográfica a respeito das relações entre educação e trabalho; analisar a natureza geral e essencial da educação à luz de Marx (1996) e analisar o conceito de ontologia do ser social a partir da obra de Georg Lukács (2012). Como resultados esperamos verificar o nível de formação política dos estudantes do último período do curso de matemática a fim de caracterizar a ação docente e o seu modo de entendimento acerca das relações entre trabalho e educação. Trata-se de uma abordagem crítica que visa apontar contribuições para se pensar o trabalho docente nos dias de hoje.
Palavras-chave: Trabalho docente. Função ontológica do educador. Licenciatura em matemática.