Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO PARA LIMPEZA DE PLACAS SOLARES FOTOVOLTAICAS SERVOACIONADO CONTROLADO POR MICROCONTROLADOR ARDUÍNO

Concluído

A eficiência dos sistemas fotovoltaicos pode ser reduzida pelo acúmulo de sujeira nas placas solares, comprometendo a geração de energia. Este projeto propõe o desenvolvimento de um protótipo automatizado para a limpeza de painéis solares, utilizando automação, sensores inteligentes e manufatura aditiva. O equipamento será modelado no Autodesk Inventor e fabricado com filamento PLA, termoplástico biodegradável. O sistema de limpeza contará com escova rotativa, rodo e mangueira conectada a um reservatório de água, garantindo a remoção eficiente da sujeira.

A automação será implementada com sensores e um microcontrolador, permitindo operação autônoma. Testes experimentais avaliarão a eficiência do dispositivo em termos de tempo de operação, consumo de recursos e impacto na geração de energia. O objetivo é reduzir custos operacionais e prolongar a vida útil dos módulos fotovoltaicos, especialmente em grandes instalações solares.

O projeto enfrenta desafios como a adaptação do design a diferentes configurações de painéis e a seleção de materiais duráveis. Sua implementação contribui para a Indústria 4.0, promovendo inovação e sustentabilidade na manutenção de sistemas de energia limpa.

Projeto importado do Suap em 20/03/2026 às 04:46 (há 6 horas, 19 minutos)