Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

Cnat Maker - Laboratório de Ideação e Prototipagem

Concluído

O Laboratório CNat Maker, sediado no Campus Natal Central e inaugurado em dezembro de 2022, está em uma fase crucial de consolidação e manutenção. Este espaço proporciona aos estudantes acesso a recursos criativos e a oportunidade de criar protótipos de projetos interdisciplinares de maneira rápida e acessível, promovendo ativamente a cultura do "learning by doing".

No segundo semestre de 2023, o laboratório registrou um aumento significativo na atividade, com um total de 170 solicitações de atividades, representando um aumento de 129% em comparação com períodos anteriores. Entre as atividades solicitadas, destacam-se 31 projetos de pesquisa, 15 projetos integradores e 11 projetos de extensão, refletindo a diversidade e o alcance dos projetos realizados no espaço.

Além disso, o laboratório atraiu um público diversificado, com 509 pessoas atingidas durante o período em questão, marcando um aumento de 92% em relação ao semestre anterior. Esses números ilustram o crescente impacto do laboratório como um centro de inovação e aprendizado para a comunidade acadêmica e o público em geral.

O Laboratório CNat Maker desempenha um papel crucial no estímulo ao empreendedorismo regional, facilitando o desenvolvimento de soluções inovadoras e produtos tecnológicos para atender às demandas locais da sociedade e das empresas incubadas. Dessa forma, através de suas potencialidades e recursos, o laboratório contribui não apenas para o avanço acadêmico e tecnológico, mas também para o fortalecimento do ecossistema de inovação regional e o desenvolvimento socioeconômico da área.

 

Projeto importado do Suap em 23/03/2026 às 04:46 (há 6 horas, 4 minutos)