Estudo e análise das ações de acessibilidade institucional e de apoio à discentes com necessidades educacionais específicas [NAPNE/CM]
ConcluídoSabemos dos desafios da inclusão na sociedade, mas nas últimas décadas, tem-se fomentado políticas públicas, de cunho social e educacional, para buscar garantir os direitos das pessoas com necessidades educacionais específicas. Sabemos que no ano de 2000 foi aprovado o Programa TEC NEP - Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educativas Especiais (BRASIL, 2000), voltado para questões de acesso à pessoas com deficiência na Rede Federal de Educação Profissional. Neste contexto, ainda são poucos os registros institucionais que relatam, sistematicamente, as ações desenvolvidas no âmbito do IFRN para as questões de acessibilidade e inclusão de discentes no seu quadro de alunados. Por este motivo, esta pesquisa propõe-se investigar e traçar o perfil dos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas e as políticas de permanência e acessibilidade que permitem ou permitiram o acesso e permanência desse alunado nos cursos técnicos do IFRN - Campus Ceará-Mirim, com o intuito de trazer resultados que possam contribuir para melhoria do serviço educacional desta unidade de ensino. Como fundamentação teórica deste estudo nos reportaremos às pesquisas desenvolvidas por Moura (2007) e Ciavatta (2005) os quais destacam a relação entre educação e trabalho como apropriações fundamentais para o desenvolvimento do sujeito, e que contribuem para desenvolvendo de ações institucionais e práticas baseadas no princípio da autonomia e do pleno exercício dos direitos do cidadão. Sabemos que os aspectos históricos sobre a educação das pessoas com deficiência no Brasil apresenta diversas situações de (in)diferença em relação à deficiência. Os estudos de Mazzota (2011) e Jannuzi (2004), nos aspectos históricos da educação da pessoa com deficiência também embasarão, teoricamente, nosso estudo.
A pesquisa é de cunho qualitativo, no qual desenvolveremos em três etapas: Pesquisa bibliográfica e documental; coleta de dados através de formulário eletrônico, e análise dos dados/informações coletadas. 1 Etapa: pesquisa bibliográfica e documental: revistas, periódicos, sites, dissertações e teses que nos subsidiaram na fundamentação teórica da pesquisa, que também irá nos conduzir na trajetória das análises dos dados; 2 Etapa: Elaboração de questionário eletrônico, elaborado por equipe multidisciplinar, no qual traçaremos os modos de acesso, perfil dos alunos com NEE, ações e políticas desenvolvidas pelo NAPNE e IFRN - Campus Ceará-Mirim, assim como outros materiais que auxiliem na análise, tendo como elementos de consulta o projeto político pedagógico da instituição, documentos oficiais que registrem as ações no âmbito da inclusão, como compra de materiais, contratação de recursos humanos, criação e consolidação do NAPNE, registros fotográficos entre outras fontes. 3 Etapa: Categorização e análise dos dados e informações coletadas na segunda etapa do estudo.
Espera-se que através deste estudo possamos traçar novas ações de inclusão, acessibilidade e de formação docente referente ao tema da inclusão de discentes com necessidades educacionais específicas e que possam melhorar a infraestrutura física e organizacional da unidade de ensino.
Projeto importado do Suap em 24/03/2026 às 04:46 (há 5 dias, 15 horas)