Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Extensão

Projeto GEOFORM

Concluído

OBJETIVO E METAS

 

Este projeto tem como objetivo realizar ações educacionais através de extensão tecnológica para a atualização e cadastro comercial de 40.000 imóveis com geolocalizações em 141 municípios das mesorregiões do Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar, visando comercialização adequada dos serviços de fornecimento de água e coleta de esgotos prestados pela CAERN.

 

O projeto está dividido em duas metas principais: i. elaborar projeto básico para realização do processo cadastral e de geolocalização; e ii. Realizar Serviço de atualização do cadastro comercial de 40.000 imóveis, incluindo geolocalização (imóvel já cadastrado).

JUSTIFICATIVA

A Lei 13.005/2014, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE), estabelece como uma de suas estratégias para a realização da meta 12, direcionada ao Ensino Superior, “assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”. A execução deste projeto, voltado para a atualização e cadastro comercial de 40.000 imóveis com geolocalizações em 141 municípios das mesorregiões do Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar, atende diretamente a essa estratégia, conectando os estudantes de Tecnologia em Gestão Pública e Comércio Exterior, como como os alunos do Curso Técnico Integrado em Administração do IFRN a uma atividade de grande relevância social e econômica.

Por meio deste trabalho, os estudantes terão a oportunidade de aplicar e ampliar seus conhecimentos técnicos ao participarem de ações práticas que envolvem geolocalização e atualização cadastral. Essa vivência não apenas contribuirá para seu aprendizado, mas também permitirá que atendam aos créditos curriculares exigidos em extensão, integrando teoria e prática de maneira significativa. Ao mesmo tempo, o projeto assegura o suporte técnico necessário para a comercialização adequada dos serviços de fornecimento de água e coleta de esgotos prestados pela CAERN, contribuindo para a melhoria da gestão desses serviços essenciais.

Essa iniciativa também promove uma extensão genuína, conectando o IFRN à sociedade por meio da troca de saberes. Os estudantes são colocados em contato direto com a realidade técnica e social dos municípios atendidos, vivenciando os desafios e demandas de serviços essenciais. Assim, o projeto reforça o compromisso institucional de levar conhecimento técnico à comunidade externa enquanto prepara profissionais capacitados para atender às necessidades do mercado e da sociedade.

Além disso, o projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Especificamente, contribui para:

ODS 6 – Água Potável e Saneamento: ao viabilizar ações que fortalecem a gestão e a comercialização de serviços de água e esgotamento sanitário;

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: ao apoiar o planejamento urbano e a sustentabilidade nas cidades e comunidades atendidas;

ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação: ao consolidar a cooperação entre instituições educacionais, governamentais e a sociedade civil, promovendo uma atuação colaborativa em prol do desenvolvimento regional.

Dessa forma, este projeto reafirma o compromisso do IFRN e da CAERN em integrar educação, tecnologia e sustentabilidade para atender demandas essenciais da sociedade. Ele não apenas promove o desenvolvimento técnico e profissional dos estudantes, mas também fortalece a gestão dos serviços de saneamento básico, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável nas regiões atendidas.

 

METODOLOGIA DE TRABALHO

 

O projeto básico para a atualização e cadastro comercial de clientes e imóveis georreferenciados será desenvolvido sob a coordenação do Núcleo de Extensão e Prática Profissional (NEPP) do IFRN Campus Natal Central, por meio do Centro de Soluções Aplicadas (CSA).

A execução do projeto contará com a capacidade técnica do Campus Natal Central do IFRN, considerando os produtos tecnológicos necessários e a organização das Gerências Regionais da CAERN no Estado do Rio Grande do Norte. As gerências estão divididas por áreas geográficas, conforme a demanda de cadastro comercial de imóveis com geolocalização solicitada pela Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). O planejamento levou em conta critérios como distância entre os municípios e o agrupamento por Gerências Regionais, bem como o quantitativo de cadastros a serem realizados

A coleta dos dados será realizada ao longo de 10 meses, abrangendo um total de 40.000 cadastros de imóveis, incluindo a geolocalização de cada unidade. O início das atividades de campo está previsto para o dia 20 de janeiro de 2025.

A coleta de dados para o projeto seguirá as diretrizes estabelecidas no Acordo de Convênio Nº 24.0001 (Processo nº 03210112.000465/2024-38 – SEI CAERN), no Plano de Trabalho (SEI Nº 30894402 – Plano de Trabalho), na Classificação de Subcategorias de Economias de Água e Esgoto (NN.DD.P.A.01.0002.00), além de outros documentos complementares e treinamentos fornecidos pela Diretoria Comercial e de Atendimento da CAERN.

A equipe do IFRN utilizará dois aplicativos para o processo de coleta: o Sistema de Gestão de Serviços de Saneamento (GSAN), fornecido pela CAERN e instalado nos tablets da equipe de campo para cadastramento de imóveis, e o Google Maps, para obtenção das coordenadas geográficas (latitude e longitude) dos imóveis. Essas informações serão integradas ao formulário digital do GSAN.

O planejamento das atividades será realizado pela Coordenação de Coleta de Dados, que definirá as rotas de coleta com base na planilha de matriculas e endereços fornecida pela Diretoria Comercial e de Atendimento da CAERN. Esta planilha inclui informações sobre localidade, setor, quadra, lote e sublote dos imóveis, além do quantitativo por município e Gerência Regional da CAERN. As rotas individuais para a coleta de campo serão organizadas e liberadas semanalmente no GSAN pela equipe do IFRN.

  • Durante a coleta, a equipe utilizará o módulo Sistema de Atualização Cadastral (GSANAC) para registrar as seguintes informações:
  • Geolocalização do imóvel: latitude e longitude em graus decimais.
  • Categoria, subcategoria e quantidade de economias cadastradas, conforme a Classificação de Subcategorias de Economias de Água e Esgoto (NN.DD.P.A.01.0002.00) (vide Quadro 1).
  • Fotografias do imóvel: imagem da fachada frontal, incluindo calçada e pavimentação do logradouro, e fotos do hidrômetro (uma da caixa e outra do medidor).
  • Fotografia do comunicado entregue no imóvel: contendo a nova classificação de categoria e quantidade de economias (vide Anexo 1).
  • Observações adicionais: registradas no campo específico do GSANAC, caso necessário.

 

Quadro1 - Classificação de subcategorias de economias de água e esgoto

Categorias das economias

Subcategorias de Economias

Residenciais (Códigos “100” no GSAN)

Residencial popular (Código 101)*

Residencial (Código 102 no GSAN)

Instituição sem fins lucrativos (Código 104 no GSAN)

Terreno Vago (Código 105 no GSAN)

Igreja ou congregação religiosa (Código 109 no GSAN)

Residencial social (Código 115)*

Comerciais (Códigos “200” no GSAN)

Escritório de profissional liberal (Código 201)

Loja, Supermercado, Mercado Ou Centro Comercial (Código 202)

Hotel, pensão, hospedaria ou similar (Código 203)

Instituições financeiras (Código 204)

Posto de gasolina, lava-jato ou similar (Código 205)

Restaurante, Bar, Lanchonete Ou Padaria Sem Beneficiamento (Código 206)

Teatro, Cinema ou Similar (Código 207)

Associação de classe, cultural ou desportiva com atividade comercial (Código 208)

Hospital ou clínica particular (Código 209)

Escola, colégio ou faculdade particular (Código 210)

Empresa pública ou sociedade de economia mista com atividade comercial (Código 211)

Fornecimento de água explorado por particulares – chafariz (Código 212)

Fornecimento de água nas captações (Código 213)

Ligação provisória para circo ou similar (Código 214)

Lavanderias (Código 215)

Microempresas comerciais (tarifa própria) (Código 216)**

Transportadoras (Código 217)

Industrial (Códigos “300” no GSAN)

Fábrica ou indústria em geral (Código 301)

Lavanderia com lavagem industrial (Código 302)

Laboratório farmacêutico (Código 304)

Fábrica de massas ou panificação (Código 305)

Usina ou indústria metalúrgica (Código 306)

Matadouro, frigorífico ou máquina de gelo (Código 307)

Oficina ou fábrica de reprodução – laminadora, serraria (Código 308)

Ligação provisória para construção (Código 309)***

Empresa pública ou economia mista com atividade industrial (Código 310)

* Não inserir subcategorias 101 e 115 (popular e social), pois é necessário que o cliente apresente outras comprovações obrigatórias para ser enquadrado (orientar usuário a procurar o atendimento CAERN - https://agencia.caern.com.br ).

** Não inserir subcategoria 216 (microempresas comerciais), pois é necessário que o cliente apresente outras comprovações obrigatórias para ser enquadrado (orientar usuário a procurar o atendimento CAERN - https://agencia.caern.com.br ).

*** Art. 7º da norma NN.DD.P.A.01.0002.00: a economia classificada na subcategoria “ligação provisória para construção”, só poderá ser alterada, a pedido do cliente, após comprovação de término da obra e, quando se tratar de novos empreendimentos (>=20 economias e/ou >=200m³ de consumo), condicionada a apresentação do habite-se da prefeitura (procurar unidade de grandes clientes da CAERN na localidade para realizar a alteração).

 

Toda a equipe de bolsistas, que atuará tanto nas atividades de campo quanto nas ações de escritório vinculadas ao projeto, participará de um treinamento técnico para a realização das etapas de coleta, armazenamento e transmissão de dados. Além disso, a equipe também realizará o curso relacionado ao Código de Conduta, Integridade e Ética da CAERN, que será disponibilizado de forma remota por meio do link:

https://cloudgti.caern.com.br/index.php/s/HGEvJcK38znfGGo .

Com uma abordagem estruturada, a metodologia garante eficiência e precisão na coleta, armazenamento e transmissão dos dados necessários para a atualização e o cadastro comercial de 40.000 imóveis, distribuídos em 141 municípios do Rio Grande do Norte. O uso de ferramentas tecnológicas, como o GSAN e o Google Maps, aliado ao planejamento detalhado de rotas e à capacitação técnica da equipe, assegura a qualidade e a ética na execução das atividades. Essa metodologia não apenas atende às demandas do projeto, mas também promove a formação prática dos bolsistas, fortalecendo a parceria entre o IFRN e a CAERN e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e social da região.

 

RESULTADOS ESPERADOS

 

Resultados Esperados para a Meta 01:

  • Mobilização de equipe e requisitos fundamentais para desenvolvimento das ações de campo;
  • Plano e metodológico do processo cadastral.

 

Resultados Esperados para a Meta 02:

  • Cadastro comercial de 40.000 imóvel, incluindo geolocalização (imóvel já cadastrado).

 

Projeto importado do Suap em 11/03/2026 às 04:41 (há 6 horas, 50 minutos)