A Geodiversidade na Educação através do portal DESGEO EDU
ConcluídoO DESGEO EDU é um portal criado em 09 de janeiro de 2021 com o objetivo de fornecer conteúdo sobre Geodiversidade, com foco especial na Geologia, além de disponibilizar assistência para professores, estudantes e a comunidade em geral com dúvidas sobre os principais postulados do assunto, sem custos. Sua criação foi uma resposta às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, que tornou temporariamente remota as atividades de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Para promover o conteúdo do portal, são publicados periodicamente artigos e fotografias sobre os elementos da Geodiversidade, juntamente com atividades interativas em salas virtuais disponibilizadas de acordo com a necessidade, bem como tópicos voltados para o público infantil diretamente na área kids do portal. Tanto a equipe do projeto quanto convidados reconhecidos pelo trabalho na temática serão responsáveis pela produção do material. A intenção é atingir um público diverso que ainda não esteja familiarizado com o tema da Geodiversidade.
A plataforma virtual do portal permitiu a disseminação do conhecimento em tempos de adoção de medidas restritivas impostas pela pandemia de COVID-19. Entretanto, a importância do DESGEO EDU vai além desse contexto pandêmico, pois atende à função social do IFRN de fornecer educação profissional e tecnológica comprometida com a formação integral do ser humano, com o exercício da cidadania e com a produção e compartilhamento do conhecimento. Nesse cenário, representa uma importante ferramenta didática para professores e uma fonte de consulta para estudantes e a comunidade em geral, portanto, é essencial a continuidade de suas atividades que são realizadas dentro da componente curricular Prática Profissional, por meio de projeto de extensão, desenvolvidas pelos alunos do IFRN inseridos na equipe do projeto proposto.
Projeto importado do Suap em 14/03/2026 às 04:41 (há 10 horas, 13 minutos)