O polo
O Centro de Tecnologia Mineral do IFRN foi credenciado, através da Chamada Pública nº 1/2022 da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), tornando-se uma Unidade Embrapii. E, junto ao MEC, como um Polo de Inovação na área de Tecnologias em Mineração. Com o credenciamento, que tem validade de três anos, o Centro passa a ser uma Unidade Embrapii, vinculada administrativamente à Reitoria do IFRN. E passa a receber recursos financeiros e prospectar e executar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em parceria com empresas industriais da área. Sendo selado um compromisso contratual para atingir metas de desempenho pactuadas no Plano de Ação aprovado, entre elas: tecnologias em metodologias de prospecção e exploração mineral; aumento de recuperação dos minérios de interesse; aumento dos concentrados; novos processos hidrometalúrgico e de bioprocessamento.
A chamada pública nº 1/2022 da Embrapii foi conduzida em parceria com o Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que disponibilizará os recursos financeiros para a execução do Plano de Ação aprovado.
O polo de Inovação possui experiência comprovada na área de exploração Mineral especializada em Minerais Portadores do Futuro e Soluções Tecnológicas Inovadoras em Geometalurgia. Com o credenciamento como unidade Embrapii, o polo atua na área de tecnologias em mineração, podendo desenvolver projetos de inovação nas subáreas de tecnologias em metodologias de prospecção e exploração mineral; aumento de recuperação dos minérios de interesse; aumento do concentrados; novos processos hidrometalúrgico e de bioprocessamento.
Publicada em 21 de Agosto de 2023 às 19:01 ― Atualizada em 24 de Janeiro de 2024 às 14:28