Projetos de Capacitação Interinstitucional
Os Projetos de Capacitação Interinstitucionais (PCI), regulamentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), visam a qualificação de recursos humanos, considerando a elevação da titulação dos servidores; a promoção da cooperação entre instituições acadêmicas, profissionais e outros centros de ensino e pesquisa; e o fomento do ensino, pesquisa e extensão.
A qualificação de servidores do IFRN em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado se baseia na Política de Desenvolvimento de Pessoal do IFRN, aprovada pela Resolução nº 18/2021 - Consup/IFRN, e na Portaria Capes nº 120, de 26 de junho de 2023. No IFRN, a qualificação de servidores é gerida sistemicamente pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe) da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digpe), com o apoio da Propi.
Nas Tabelas abaixo, podemos verificar os PCI já realizados pelo IFRN, bem como os servidores qualificados, os títulos das teses e seus orientadores.
Instituição promotora | Programa | Curso | Instituição receptora | N° de servidores qualificados | Duração |
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Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | Planejamento Energético | Doutorado | IFRN | 12 | 2018-2022 |
Universidade Federal de Pernambuco | Letras | Doutorado | IFRN | 12 | 2016-2020 |
Título da tese | Autoria | Orientação |
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"Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto quando terá sido o óbvio”: uma análise do discurso das publicações dos Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres sobre violência contra a mulher | Alisson Diego Dias De Medeiros | Fabiele Stockmans de Nardi |
A proposta curricular de língua portuguesa dos cursos técnicos integrados regulares do IFRN (de 2012 a 2020): um olhar referenciado na análise dialógica do discurso | Ana Lucia Pascoal Diniz | Fabiele Stockmans de Nardi |
Ao rés da auência: sobre vozes, subalternidades e contadoras em Maria Valéria Rezende | Candice Firmino de Azevedo | Ricardo Postal |
O percurso discursivo da noção de competência nos documentos do IFRN: Efeitos de sentido sobre a Educação Profissional e o ensino de Língua Inglesa |
Cleiton Constantino Oliveira | Fabiele Stockmans de Nardi |
O discurso sobre a Educação Profissional na virada do século XX: O funcionamento das designações de educação e seusdeslizamentos de sentido | Dayvyd Lavaniery Marques de Medeiros | Evandra Grigoletto |
Do lugar social ao lugar discursivo: os direitos civis da pessoa LGBTQI+, a ética e o atravessamento do discurso cristão no discurso político produzido pela Frente Parlamentar Evangélica – FPE | Demostenes Dantas Vieira | Evandra Grigoletto |
O discurso docente sobre as normas de trabalho e o processo de renormalização no ifrn: uma análise discursiva | Geraldo Generoso Ferreira | Maria Cristina Hennes Sampaio |
O uso de comic books como textos multimodais em aulas de língua inglesa: estudo de caso com alunos do ensino médio técnico do IFRN (Campus Apodi) | Iane Isabelle de Oliveira Castro | Jose Alberto Miranda Poza |
Diálogos entre o discurso docente e o projeto político-pedagógico do instituto federal do rio grande do norte: (re)construindo sentidos | Jocelia da Silva Gurgel Freire | Maria Cristina Hennes Sampaio |
O silêncio revelador em os brutos e a ficção regionalista de 30 | Mylenna Vieira Cacho | Brenda Carlos de Andrade |
Formação humana, memória e escrita de si em "Província submersa", de Octacílio Alecrim | Nadir Arruda Skeete | Oussama Naouar |
Título da tese | Autoria | Orientação |
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Emissões de Gases de Efeito Estufa da Mobilidade Urbana: o caso de Natal | André Luiz Lopes Toledo | Emílio Lèbre La Rovere |
Assimetrias na Apropriação de Benefícios Advindos da Expansão da Indústria Eólica no Rio Grande do Norte | Eduardo Janser de Azevedo Dantas | Luiz Pinguelli Rosa e Neilton Fidelis da Silva |
Indicadores de Sustentabilidade como Suporte à Gestão Pública no Planejamento ao Desenvolvimento Sustentável: Um Estudo com Base na Implantação de Parques Eólicos no Rio Grande do Norte | Fábio Ricardo Procópio de Araújo | Marcos Aurelio Vasconcelos de Freitas e Neilton Fidelis da Silva |
Sistemas solares fotovoltaicos integrados à rede em instituições multi-sedes: uma abordagem técnica a partir do estudo do Projeto Ifrn-Solar | Hélio Henrique Cunha Pinheiro | David Alves Castelo Branco e Neilton Fidelis da Silva |
Eficiência Energética e Energia Solar Fotovoltaica em Prédios Públicos no Setor de Educação no Nordeste do Brasil: o Caso da Expansão do IFRN | Gabriel Constantino de Lima | Marcos Aurélio Vasconcelos Freitas e Neilton Fidelis da Silva |
Inserção da tecnologia solar fotovoltaica como uma alternativa de fornecimento de energia elétrica para o projeto de transposição do Rio São Francisco | Jean Carlos da Silva Galdino | Marcos Aurelio Vasconcelos de Freitas e Neilton Fidelis da Silva |
Perdas de energia em sistemas de distribuição com integração ótima de geração distribuída fotovoltaica | José Adriano da Costa | David Alves Castelo Branco e Neilton Fidelis da Silva |
Produção de petróleo e desenvolvimento socioeconômico: o caso de municípios do rio grande do norte | Joao Maria Filgueira | Amaro Olímpio Pereira Júnior |
(Des)conexões entre energia eólica, pobreza e sustentabilidade em municípios da região do Mato Grande no estado do Rio Grande do Norte | Maria Luiza de Medeiros Galvão | Marcos Aurelio Vasconcelos de Freitas e Neilton Fidelis da Silva |
Inserção de sistemas solares fotovoltaicos em instituições de ensino: Contribuições à promoção da sustentabilidade | Maurisete Fernando Ferreira | Marcos Aurelio Vasconcelos de Freitas e Neilton Fidelis da Silva |
Avaliação do Potencial Eólico Offshore na Costa Brasileira | Sylvester Stallone Pereira de Azevedo | Amaro Olimpio Pereira Junior e Neilton Fidelis da Silva |
Exploração de águas subterrâneas na redução da vulnerabilidade hídrica no nordeste brasileiro: o caso do programa água doce no Rio Grande do Norte | Roberto Gomes Cavalcante Júnior | Marcos Aurélio Vasconcelos Freitas e Neilton Fidelis da Silva |
Contato principal
Abaixo, as formas de contatar o setor e a equipe de responsáveis:
- Setor responsável:
- Coordenação de Pós-Graduação (COPPG/RE)
Publicada em 31 de Março de 2023 às 11:53 ― Atualizada em 1 de Maio de 2024 às 16:36