Docentes
Aqui são apresentadas informações sobre as trajetórias acadêmica e profissional dos docentes que atuam no Profnit, no ponto focal IFRN.

Antônio Higor Freire de Morais
Concluiu o doutorado (2015) e o mestrado (2009) em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professor de Sistemas de Informação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Além disso, é coordenador adjunto do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi/IFRN); líder da base de pesquisa de Saúde Digital no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN); membro do Corpo Editorial e Revisor da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde (R-Bits); coordenador do Núcleo Técnico-científico de Telessaúde do Rio Grande do Norte. Na área acadêmica, tem interesse pelos seguintes temas: Saúde Digital, Sistemas de Informação em Saúde, Telessaúde e Telemedicina, Tecnologias assistivas; e Monitoramento remoto de pacientes.

Diego da Silva Pereira
Professor efetivo do Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da área de Redes de Computadores, ministrando disciplinas relacionadas à Arquiteturas de Redes de Computadores, Redes Sem Fio, Sistemas Operacionais de Rede, Planejamento e Projeto em Tecnologia da Informação, Arquiteturas e Serviços de Computação na Nuvem, Internet das Coisas e Segurança da Informação. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPgEEC) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com atividades associadas ao Laboratório de Robótica e Sistemas Dedicados (Lars). Tem experiência com sistemas embarcados, tecnologias de comunicação de curto e longo alcance, em especial, para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), além de desenvolvimento de aplicações e protocolos de comunicação para redes robóticas terrestres e aéreas. Desenvolve pesquisas nos termas: redes baseadas no conceito de Redes Definidas por Software (SDN), Computação em Nuvem aplicadas à Redes Robóticas (Cloud Robotics), Otimização de Performance de Sistemas Aeroespaciais, Segurança e Preservação de Dados, Resiliência para Sistemas Computacionais e Metodologias Baseadas em Projeto Focadas em Inovação. Atualmente está como líder do Laboratório de Redes e Sistemas Computacionais (NOCS Lab) onde coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados a monitoramento inteligente e cibersegurança.

Fábio Augusto Procópio de Paiva
Doutor (2016) e mestre (2007) em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel (1999) em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar (UnP). Atualmente, é professor titular do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), na área de Sistemas de Informação e presta assessoria de projetos de pesquisa na Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi). Está na coordenação do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit), além de ministrar disciplinas no ensino técnico, na graduação e no mestrado.
Possui experiência em análise e desenvolvimento de sistemas, administração e programação de sistemas de gerenciamento de banco de dados. Tem participado de projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), no contexto do Inventário Nacional de Bens Culturais Musealizados (INBCM) e com a Agência Espacial Brasileira (AEB), no projeto de extensão "Dia Astronômico".
Suas áreas de interesse incluem: meta-heurísticas bioinspiradas, sistemas de recomendação, aprendizagem de máquina, museologia aplicada, astronomia, propriedade intelectual e processos de desenvolvimento de software.

João Maria Araújo do Nascimento
Possui Graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Potiguar (2001), Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação pelo PPGEEC/CT/UFRN (2005) e Doutorado em Engenharia Elétrica e Computação pelo PPGEEC/CT/UFRN (2023). Atualmente, é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D4 - Nível 3, no Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Possui experiência significativa no desenvolvimento de sistemas corporativos e na automação industrial.

João Paulo Queiroz dos Santos
Professor Titular do IFRN com Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN. É coordenador do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi) do IFRN, e pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN. Membro do Corpo Editorial e Revisor da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde (R-BITS). Tem experiência na área de Inovação Tecnológica em Saúde, Análise de Algoritmos, Aprendizado de Máquina, Complexidade de Computação, Aprendizagem por Reforço e Buscas Reativas e Deep Learning.

João Ricardo Freire de Melo
Realizou pós-doutorados pela Universidade de València (2021) e pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2020). Concluiu o doutorado em Educação (UFRN, 2017), mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN, 2007), especialização em Sistemas e Computação (UFRN, 2002), especialização em Engenharia de Produção (UFJF, 2024). É graduado em Informática (CEFET/RN, 2000). Trabalhou na Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte como Perito Criminal em Computação lotado no Instituto Técnico-científico de Polícia. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos, além de Credenciamento de IES. Atualmente é docente do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), atuando no campus Nova Cruz e colaborando junto ao campus IFPB Campina Grande no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Faz parte do Grupo de Mentores Especialistas da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). É pesquisador no grupo de Tecnologia e Gestão da Informação e do Conhecimento (UFRN) e no Núcleo de Pesquisa e Inovação em Informática do Campus Nova Cruz, vinculados ao CNPq/IFPB. Áreas de interesse são Inovação Tecnológica, Ensino de Computação, Educação Profissional e Tecnológica e Programação Científica.

João Teixeira de Carvalho Neto
Possui graduação em Engenharia da Computação com ênfase em automação industrial e em engenharia de processos de plantas de petróleo e gás natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade (2012 e 2016). Professor do quadro efetivo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) desde 2013 na área de Manutenção de Equipamentos de Informática. Ministra disciplinas do ensino técnico e graduação na área de eletrônica, manutenção e suporte em informática. É professor permanente do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais (PPgUSRN) do IFRN e do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Inovação Tecnológica e Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFRN. Possui a titulação de Membro Sênior do IEEE. Integra a Sociedade de Eletrônica de Potência (PELS-IEEE) e a Sociedade de Eletrônica Industrial (IES-IEEE). Atua como Co-Chair do Comitê de Atividades para Jovens Profissionais do IEEE-IES. Tem experiência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de engenharia elétrica e eletrônica, com ênfase em energia fotovoltaica, sistemas fotovoltaicos e eletrônica de potência, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência de células fotovoltaicas, arquitetura de sistemas fotovoltaicos, projeto de conversores de potência, rastreamento do ponto de máxima potência, carregamento de baterias, veículos elétricos, controladores lineares e não-lineares.

Leandro Silva Costa
Professor efetivo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN-IFRN). Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), mestrado e doutorado em Bioquimica, também pela UFRN. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (IFRN) nas temáticas de bioética e educação profissional. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFRN (CEP-IFRN). Atualmente atua em projetos de pesquisas na área de biologia (bioquímica), educação (Novas tecnologias educacionais, práticas pedagógicas inovadoras), Sustentabilidade (Tecnologias sociais e educação para o desenvolvimento sustentável) e Bioética e ética em pesquisa com seres humanos, além de desenvolver projetos de extensão na área de Formação de professores. Premiado pelo MEC no prêmio Professores do Brasil 2018 como um dos cinco melhores relatos de experiência do ensino médio (A pesquisa científica em sala de aula como prática de aprendizagem, inovação e transformação social).

Liária Nunes da Silva
Possui graduação em Administração pela Faculdade do Cerrado Piauiense (2012); especialização em Gestão Empreendedora (2014) e em Marketing e Gestão Estratégica (2016); mestrado e doutorado em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora e Pesquisadora no Campus João Câmara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). É integrante do grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Tecnológica (Grupitec), na linha de pesquisa Gestão, empreendedorismo e inovação nas organizações. Desenvolve pesquisas nas áreas Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, Empreendedorismo universitário e ambientes de inovação, Inovação Tecnológica e Tecnologias sociais. Tem experiência na área de Administração de Empresas e em Popularização da ciência.

Mariana Santana Santos Pereira da Costa
Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é professora de Biologia no Campus João Câmara do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), coordenadora da Incubadora Tecnológica do Campus João Câmara (ITJC) e pesquisadora e orientadora dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais na Educação Básica e Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido do IFRN. Atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental, Experimentação, composição química e atividades biológicas de biomoléculas extraídas de algas marinhas.

Paula Ivani Medeiros dos Santos
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Bioecologia Aquática (2009) e Doutorado em Bioquímica (2015) pela UFRN. Ingressou como Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2012-2015). Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na pesquisa na área de Bioquímica, com área de concentração em química de proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: lectinas de invertebrados marinhos, inibidores proteicos de proteinases de plantas. Atua, ainda, em análises físico-químicas, microbiológicas e ecotoxicológicas no monitoramento da qualidade de águas de reservatórios de abastecimento humano e de poços artesianos. Na área de educação, atua em pesquisas voltadas para o ensino de biologia por meio de Modelagem 3D e de formação de professores do Ensino Básico.
Coordenações de programas no âmbito dos Institutos Federais: 1) Coordenação do Pronatec (2014), 2) Coordenação do Subprojeto de Biologia do Programa Residência Pedagógica no Campus Macau do IFRN desde 2018.
Cargos no âmbito dos Institutos Federais: 1) Coordenação do Curso de Licenciatura em Biologia no IFPI (2015); 2) Coordenação da Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Campus Macau (2017-2022); e 3) Atualmente, está coordenando a Assessoria de Pós-graduação Lato Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRN.

Taciano Pessoa
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2009), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Braz Cubas (2020), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2011) e doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (2015). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroindústria e Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-colheita de frutas e hortaliças, processamento de vegetais, secagem de produtos agrícolas, textura de alimentos, análises físico-química de alimentos.
Publicada em 24 de Junho de 2025 às 09:45 (há 1 semana)
Atualizada em 25 de Junho de 2025 às 11:29 (há 6 dias, 21 horas)