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PPGEP Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional

Sobre o Programa

Publicada em 25 de Março de 2024 às 12:07 Atualizada em 9 de Abril de 2024 às 16:25

Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) teve sua primeira Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2012, relativamente ao curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional, com duas linhas de pesquisa: Políticas e Práxis em Educação Profissional; e Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional. A primeira turma ingressou no segundo semestre de 2013.

Em 2018, o segundo APCN do PPGEP foi aprovado pela Capes, quando foi ampliado com a inclusão do curso de Doutorado Acadêmico em Educação Profissional, e com três linhas de pesquisa: Políticas e Práxis em Educação Profissional; Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; e História, Historiografia e Memória da Educação Profissional.

O Projeto Pedagógico do PPGEP e o Regimento Interno do Programa, atualmente vigentes, foram aprovados, respectivamente, pelas Resoluções nº 48 e 49, de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Superior do IFRN.

  • Natureza do Programa: Mestrado/Doutorado Acadêmico em Educação Profissional
  • Área de Concentração: Educação
  • Delimitação da área: Educação profissional
  • Avaliação Capes: conceito 5 (quadriênio 2017-2020)

O PPGEP é norteado pelos seguintes princípios formativos:

a) trabalho (como princípio educativo), ciência, tecnologia e cultura como dimensões indissociáveis da formação humana;

b) realidade concreta como uma totalidade, síntese de múltiplas relações;

c) homens e mulheres como seres histórico-sociais capazes de transformar à realidade;

d) relação teoria e prática na perspectiva da práxis.

Objetivo geral

Contribuir para a elevação da qualidade social da educação profissional, considerando as suas inter-relações com a educação básica, em espaços escolares e não escolares, por meio da produção do conhecimento do campo de estudo das políticas, da formação docente e das práticas pedagógicas e da História da Educação Profissional.

Objetivos específicos

a) Formar profissionais, em nível de pós-graduação stricto sensu, para o exercício de atividades de ensino e de pesquisa no campo da Educação Profissional, respaldando-se nos princípios institucionais da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e da formação humana integral por meio da educação profissional, articulando trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

b) Desenvolver pesquisas centradas em objetos referentes à área da Educação Profissional, focalizando os processos formativos primordialmente integrados à educação básica pública.

c) Fortalecer e consolidar os grupos e núcleos de pesquisa e fomentar a cultura e as práticas de investigação por meio dos diferentes programas desenvolvidos no IFRN.

d) Ampliar a cooperação com outras instituições acadêmico-científicas em nível local, regional, nacional e internacional, articulando estudos, pesquisas e outras estratégias que convirjam para a produção do conhecimento na Educação Profissional.

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