Tópicos para o Fortalecimento da Sustentabilidade no Rio Grande do Norte: Educação Ambiental, Ações Adaptativas e de Gestão

Publicada em 24 de Novembro de 2023 às 10:57 Atualizada em 24 de Novembro de 2023 às 14:45

O livro reúne pesquisas realizadas no âmbito do Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPgUSRN/ IFRN), criado em 2015 e herdeiro da tradição do IFRN na aplicação da ciência com foco na solução de problemas reais e na melhoria da qualidade de vida da população. O PPgUSRN conta com duas grandes linhas de pesquisa: saneamento e sustentabilidade.

Os trabalhos apresentados no presente volume foram selecionados porque, além de abrangerem a grande área das ciências ambientais, apresentam conteúdos transversais e interdisciplinares e recebem as influências da diversidade da formação dos professores e discentes envolvidos, além de dialogarem com os diversos setores da sociedade, e isso traz reflexos diretos também na variedade das temáticas abordadas.

As temáticas ambientais abordadas estão relacionadas às demandas da própria comunidade. As práticas apresentadas no livro intitulado “TÓPICOS PARA O FORTALECIMENTO DA SUSTENTABILIDADE NO RIO GRANDE DO NORTE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, AÇÕES ADAPTAVIAS E DE GESTÃO” têm o intuito principal de trazer modelos de sustentabilidade que podem ser adaptados ou melhorados de acordo com as condições para o desenvolvimento de novos trabalhos.

Sob a ótica da pós-pandemia do COVID-19, dos novos rumos políticos e econômicos adotados no país e tomando como base os objetivos do desenvolvimento sustentável, as pesquisas do PPgUSRN, ora apresentadas, retratam um momento importante de construção conjunta de conhecimentos com foco na solução de problemas reais e na melhoria da qualidade de vida da população.

O fortalecimento da pesquisa no âmbito dos Institutos Federais passa pela divulgação de trabalhos e estudos de alto nível, desenvolvidos nos diferentes campi. Daí o agradecimento e os parabéns porque ações como esta, de iniciativa da Editora do IFRN, são fundamentais para o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da nossa instituição.

Organizador:
Jean Leite Tavares
ISBN:
978-85-8333-298-5

Acesse o livro no Memoria: