O Ato Inaugural: Dez anos de Pós-Graduação Stricto Sensu no IFRN (2013-2023)

Publicada em 24 de Novembro de 2023 às 10:57 Atualizada em 24 de Novembro de 2023 às 14:48

Ao longo do século XX, e nas primeiras décadas do XXI, as instituições que compõem a Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica passaram por mudanças nas suas ofertas segundo as demandas da economia e da sociedade. Assim, se a atual Rede nasceu, em 1909, apenas com o propósito de prestar uma formação básica a jovens pobres, hoje, as instituições ofertam cursos não só em nível de Educação Básica, mas também em Ensino Superior e de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.

Nesta obra, aborda-se a oferta da Pós-Graduação Stricto Sensu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Natal Central. A aprovação do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP), pela Capes, deu-se em 2012 e as atividades letivas tiveram início em 2013. Em 2018, o projeto de oferta de doutorado por esse Programa também foi aprovado pela Capes, tendo iniciado a primeira turma em 2019. Por fim, considerando que essa obra também é uma comemoração aos 10 anos de existência do PPGEP, contamos com a participação de alguns alunos e egressos que nos enviaram relatos de suas experiências nesse Programa. Nesses depoimentos, há um esboço sobre a importância desse PPG para as suas vidas.

Integram a Série Professus Litteratus da Editora IFRN, obras de caráter singular que contribuem para o conhecimento da história da educação profissional e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Com essas publicações, busca-se valorizar e socializar a qualidade da produção acadêmica, além de prestar o devido reconhecimento àqueles servidores com célebre atuação junto ao IFRN, por, no mínimo, 10 (dez) anos. Dessa forma, contempla-se, anualmente, um servidor ativo ou aposentado, dentre os indicados pelo Reitor e/ou pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que possuam obra de relevância institucional, nacional e/ou internacional, com contribuições para o desenvolvimento da educação, ciência, tecnologia e/ou cultura.

Autor:
Francisco das Chagas Silva Souza
ISBN:
978-85-8333-301-2

Acesse o livro no Memoria: