Manual para Eventos em Tempos de Covid-19

Publicada em 24 de Novembro de 2023 às 10:57 Atualizada em 8 de Fevereiro de 2024 às 11:25

O manual eventos para tempos emergenciais surgiu de um contexto desafiador, iniciado no ano de 2020, por uma pandemia mundial sanitária desencadeada por um vírus de transmissão aérea, o coronavírus (Sars-Cov-1). No contexto brasileiro, muitas organizações se prejudicaram, independentemente do setor no qual estavam alocadas. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi uma delas, porque a norma de distanciamento social impossibilitou a execução de aulas e de seus eventos institucionais. A fim de resolver esta problemática, e ainda incentivar a contínua prática de realização de eventos institucionais com excelente segurança sanitária, desenvolveu-se a ideia de construir um manual para guiar os profissionais da área de eventos, com protocolos elaborados com base em estudos científicos que deram resultados efetivos contra a manifestação de vírus e bactérias causadoras de algum mal às pessoas. O manual deverá ser utilizado nas situações em que os eventos presenciais sejam possíveis.

Não obstante o cenário que se manifestou, os direcionamentos deste documento não se aplicam somente ao coronavírus em específico, e sim a um amplo e geral cenário de proteção sanitária, com protocolos que englobam as principais vertentes relacionadas aos eventos institucionais: alimentos e bebidas; recepção e cerimonial; secretaria e credenciamento; áreas de circulação do evento; recursos humanos; exposição de produtos; treinamento da equipe; e comunicação e informação. Ele foi formulado com uma linguagem clara e simples - apesar de sua base científica - prezando pela praticidade ao uso dos profissionais envolvidos na construção destes eventos. Por isso, formulamos quadros com a compilação de itens que devem ser aplicados ao modo de um checklist fluido e que conta com a inovação dos processos no contexto do novo normal em eventos.

A Série “Manuais de Processos Institucionais” tem por objetivo organizar institucionalmente materiais que subsidiem processos internos, não se restringindo a um campus ou a um setor específico, tendo sido criada para atender uma necessidade institucional no que se refere ao registro das atividades de diversos setores, especialmente daqueles em que há processos mais complexos e que carecem de padronização para melhor funcionamento na instituição.

Dessa forma, a Editora IFRN, através de seu Conselho Editorial, passou a aceitar, desde 2017, em forma de fluxo contínuo, propostas de setores do Instituto que tenham aspiração de publicar suas produções internas nesse sentido e seguindo regras previamente estabelecidas para a construção dos manuscritos, norteados a partir de Regulamentos e Leis da Rede Federal de Educação. Assim, buscando divulgar e padronizar trabalhos, espera-se otimizar o trabalho técnico-administrativo.

Organizadores:
Darlyne Fontes Virginio, Maria Clara Bezerra de Araújo, Vanessa Stephanie de Azevedo Arruda e Wagner Fernandes Costa
ISBN:
978-85-8333-284-8

Acesse o livro no Memoria: