Escrita e Subjetividade na Sala de Aula

Publicada em 24 de Novembro de 2023 às 14:56 Atualizada em 24 de Novembro de 2023 às 14:42

O estudo aqui apresentado investiga as manifestações de subjetividade que ocorrem em uma aula de produção textual escrita em língua portuguesa, estabelecendo uma relação entre as estratégias discursivas empregadas no momento dessas manifestações e as posições assumidas pelos sujeitos. O alicerce teórico da análise ancora-se, principalmente, nas concepções de Bakhtin, no que se refere a signo linguístico, vozes e às relações de natureza dialógica, aliadas à noção de heterogeneidade do discurso. Nos meandros das análises realizadas, questionamentos vão se configurando: a aula de produção textual é um evento no qual os sujeitos manifestam subjetividade? Quais estratégias linguístico-discursivas são empregadas pelos sujeitos para revelar a subjetividade? As manifestações de subjetividade são mais evidentes nos textos orais, produzidos pelo professor e pelos alunos durante a aula, ou nos textos escritos produzidos pelos alunos?

Autor:
Ailton Dantas de Lima
ISBN:
978-85-8333-295-4

Acesse o livro no Memoria: