Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Indicadores sociais e os desafios da qualidade para a Educação de Jovens e Adultos no contexto da (a)diversidade

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:36 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 13:43

A obra é resultado de pesquisa científica apoiada pelo CNPq – edital universal 2011, visando a construção de indicadores da qualidade educativa para a educação de jovens e adultos no contexto da diversidade, tendo como parâmetro teórico-metodológico o levantamento de indicadores sociais e o arcabouço teórico-conceitual da análise e avaliação de políticas públicas. A pesquisa problematiza e apresenta resultados acerca de indicadores sociais no âmbito da diversidade e frente aos sujeitos e contextos de jovens e adultos, com foco nos desafios para se implementar políticas públicas com qualidade social como princípio de direito que deve ser garantido pelo Estado brasileiro. A leitura nos move a perceber, entre outros aspectos, que quanto mais diverso o cenário e os sujeitos, mais adverso é o contexto em que são desenhadas e implementadas as políticas públicas de educação para jovens e adultos no Brasil e na particularidade da pesquisa.

Integram a Série Professus Litteratus da Editora IFRN, obras de caráter singular que contribuem para o conhecimento da história da educação profissional e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Com essas publicações, busca-se valorizar e socializar a qualidade da produção acadêmica, além de prestar o devido reconhecimento àqueles servidores com célebre atuação junto ao IFRN, por, no mínimo, 10 (dez) anos. Dessa forma, contempla-se, anualmente, um servidor ativo ou aposentado, dentre os indicados pelo Reitor e/ou pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que possuam obra de relevância institucional, nacional e/ou internacional, com contribuições para o desenvolvimento da educação, ciência, tecnologia e/ou cultura.

Autor:
Márcio Adriano de Azevedo
ISBN:
978-65-86293-97-5

Acesse o livro no Memoria: