Ensino na Educação Básica: Volume IV

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:36 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 13:43

Falar sobre processos de ensino-aprendizagem pode parecer repetitivo para quem é docente. Qual seria o sentido de recordar/repetir isso que nós (supostamente) já conhecemos? O hábito nos conduz a imaginar ser suficiente recorrer às velhas fórmulas dos Manuais de Didática e/ou de Prática de Ensino para pôr em marcha uma suposta “mágica” educativa. Mas, a verdade é que não há mágica alguma.

É certo que os saberes da profissão docente estão atados às nossas histórias e são frutos de uma elaboração na qual vida e docência se cruzam e, nesse bojo, estão nossas crenças, costumes, hábitos, habilidades e todo o arsenal teórico-metodológico do qual lançamos mão para gerir os processos de ensino-aprendizagem. E se recordamos/repetimos temas tão discutidos por todos nós é porque, com a presente coletânea, pensamos ser possível dar um passo a mais nas reflexões sobre o Ensino na Educação Básica.

A obra apresentada é o quarto volume da Coleção Insignare, a qual se destina à divulgação e disseminação de estudos oriundos de pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação, preferencialmente Stricto Sensu, que tenham como foco processos de ensino-aprendizagem em variados contextos históricos e espaciais.

Assim, "Ensino na Educação Básica: Volume IV" nasceu a partir do esforço de professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino) – associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) – em reunir estudos concluídos ou em processo de conclusão nesse programa ou em outros dessas ou de outras instituições de ensino superior (IES).

As Parcerias Institucionais para publicação de obras pela Editora IFRN, buscam contribuir com a produção e a disseminação do conhecimento nas áreas de gestão, de educação e da cultura norte-rio-grandense, como também ampliar a visibilidade e abrangência de atuação da Editora IFRN através do intercâmbio com instituições públicas de ensino, autarquias e órgãos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário e entidades civis de fins artísticos e culturais com foro e sede na capital potiguar. Assim, ocorrem mediante edital específico, por meio do qual ocorre uma seleção dos projetos editoriais concebidos por tais instituições que possuem interesse em firmar parcerias com o IFRN no âmbito da produção do conhecimento em forma de livro.

Organizadores:
Ananias Agostinho da Silva, Marcelo Nunes Coelho e Paulo Augusto Tamanini
ISBN:
978-65-86293-94-4

Acesse o livro no Memoria: