Concepções de Formação Profissional Técnica de Nível Médio adotadas pelo IFRN: especificidades e (des)continuidades
A obra analisa as concepções de Formação Profissional Técnica de Nível Médio adotadas pelo IFRN, situando-as no contexto das mudanças políticas, econômicas e educacionais do Brasil. Aborda-se a relação trabalho, educação e formação humana na sociedade capitalista. Analisam-se as concepções formativas de nível médio esboçadas nas reformas educacionais implantadas no período de 1970 a 2010. Investigam-se as concepções de formação profissional delineadas nos projetos político-pedagógicos do IFRN. A formação humana na sociedade capitalista tem o viés da unilateralidade e está presente em todas as reformas educacionais do país. As concepções de formação profissional no IFRN refletem, em determinadas conjunturas, a formação unilateral e, em outras, a perspectiva da formação omnilateral, que se coaduna com a desejada pela classe trabalhadora. A utopia que o IFRN persegue é a consolidação, em suas ações educativas, da concepção de formação humana integral.
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Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:36 (há 1 ano, 2 meses)
Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 13:37 (há 1 ano, 2 meses)