O Ensino de História na Contemporaneidade: Tecnologias Digitais, Internet e Inclusão Digital

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:37 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 13:06

Esta obra discute a contribuição da inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino de História das escolas públicas de Mossoró/RN, visando favorecer a inclusão digital e social do aluno. Para além da noção de inclusão digital enquanto democratização do acesso às tecnologias, o termo abrange também o domínio técnico e, mais importante, seu uso crítico e autoral.

A incorporação das tecnologias digitais no ensino de História é defendida, tendo em vista suas potencialidades no campo da informação e comunicação e as transformações que vêm provocando nas formas de vida contemporânea, reconfigurando as noções de tempo, espaço e de conhecimento. Por isso, advoga-se, para o uso efetivo dos artefatos digitais, a adoção de novos modelos pedagógicos que possam auxiliar a desenvolver o pensar crítico do aluno, possibilitando-lhe perceber-se como cidadão e sujeito da História.

Autores:
Maria do Socorro Souza e Paulo Augusto Tamanini
ISBN:
978-65-86293-35-7

Acesse o livro no Memoria: