Educação Profissional, Terceirização e Força de Trabalho da Juventude: Dilemas e Perspectivas
A presente obra analisa as condições de trabalho e as perspectivas educacionais de jovens trabalhadores em empresas prestadoras de serviços no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Natal Central (IFRN/CNAT). Utiliza-se concepções de Estado, de educação, de educação profissional e de trabalho, as quais influenciaram e influenciam as reformas e os embates políticos sobre educação e trabalho no Brasil, notadamente a partir dos anos de 1990. Aborda como problemática o (des)emprego e as políticas voltadas para o trabalho e para a educação de jovens em situação de vulnerabilidade, em contextos de crise econômica, política e social. Investiga-se na empiria, in casu, no IFRN/CNAT: a formação para o trabalho, os dilemas, as condições e as perspectivas que se apresentam para os jovens trabalhadores que ali prestam serviços por meio de empresas terceirizadas. Estrutura-se o texto em três momentos: revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa empírica, mediante a abordagem qualitativa. Conclui-se que a terceirização aprofunda as desigualdades sociais dentro da própria classe trabalhadora, configurando-se como mecanismo de exclusão social daqueles que vivem do trabalho.
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Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:37 (há 1 ano, 2 meses)
Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 13:05 (há 1 ano, 2 meses)