Pós-Graduação e Internacionalização: a experiência do IFRN com a Universidade do Minho/Portugal no pós-doutoramento em Ciências da Educação e Ciências Sociais

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:38 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 12:57

Esse livro trata de uma proposta de publicação de internacionalização, considerando as produções científicas ofertadas pelo convênio estabelecido entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade do Minho (UMinho). As publicações aqui apresentadas divulgam pesquisas de pós-doutoramento de pesquisadores (professores do IFRN) e seus professores orientadores, participantes do pós-doutorado na UMinho.

Como dito no primeiro volume, que aborda os estudos em doutoramentos, ao elencar a pesquisa e seus significados, busca-se evidenciar a sua relevância crítico-reflexiva ao desenvolvimento científico e a análise investigativa do entrecruzamento das experiências acadêmicas desenvolvidas na UMinho (Braga/Portugal) e no IFRN (Natal/Brasil), que contribuíram institucionalmente para a compreensão e para o aprimoramento das ações do pós-doutoramento.

Conforme sinalizamos no título do livro, apresentamos os resultados de pesquisas de pós-doutoramento em Ciências da Educação e Ciências Sociais, realizadas na UMinho. A ordenação dos textos respeita a linha temporal de realização das pesquisas, do mais antigo ao mais recente, totalizando sete capítulos.

As investigações contribuíram para o desenvolvimento de estratégias que articulam a produção científica no pós-doutoramento. Assim, essa obra busca incentivar os diálogos e pesquisas no âmbito apresentado, visando esclarecimentos e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Organizadores:
Bento Duarte da Silva, Kadydja Karla Nascimento Chagas e Silvia Regina Pereira de Mendonça
ISBN:
978-65-86293-03-6

Acesse o livro no Memoria: