IFRN: 10 anos de criação em mais de um século de história

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:37 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 13:02

O livro "IFRN - 10 anos de criação" apresenta aspectos da história do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, criado pela Lei nº 11.892, de 29 de novembro de 2008, a partir do então Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, oriundo, por sua vez, da antiga Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte. A instituição que, ao longo de mais de um século de existência, recebeu várias denominações e passou por muitas transformações para se adequar aos momentos históricos, de acordo com as demandas da sociedade, vivenciou, nos últimos anos, um intenso e significativo processo de expansão e mudança. Com a nova institucionalidade, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) teve avanços inimagináveis na década 2009-2019, renovando e ampliando sua atuação na formação profissional e tecnológica, fazendo de sua história secular um caso de sucesso na educação profissional nacional.

Dividida em cinco capítulos, correspondendo a áreas estratégicas para o desenvolvimento institucional, a obra traz artigos relacionados ao ensino, à pesquisa, à inovação, à extensão, à gestão e à internacionalização, discorrendo sobre experiências institucionais exitosas, com diferentes perspectivas de sua atuação. Além de constituir-se como registro e comemoração, através dos temas aí abordados, esta coletânea objetiva também difundir as vivências institucionais, conduzindo a uma reflexão sobre o nosso fazer, que aponta para o futuro. Um futuro que seguimos construindo na luta, na esperança e na certeza de que o Instituto Federal, por meio do compromisso, competência e dos laços que os servidores, estudantes e até mesmo ex-alunos e ex-servidores possuem, tem as condições de continuar cumprindo a sua função social: formação humana, integral e com qualidade social. Nisso acreditamos, nisso firmamos os nossos propósitos.

Organizadores:
Darlyne Fontes Virginio, Kadydja Karla Nascimento Chagas, Márcio Adriano de Azevedo e Wyllys Abel Farkatt Tabosa
ISBN:
978-85-94137-57-9

Acesse o livro no Memoria: