Entre a Ordem e o Progresso: a Escola de Aprendizes Artífices de Natal e a formação de cidadãos úteis (1909-1937)

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:39 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 12:52

Era o ano de 1909. O presidente Nilo Peçanha, criava, através de Decreto, as Escolas de Aprendizes Artífices, espalhadas pelas capitais dos estados brasileiros. Natal, capital do Rio Grande do Norte, recebeu uma dessas Escolas. O objetivo dessas instituições mostra-se claro ao longo do período estudado: formar o cidadão útil à nação, pacífico e ordeiro. No espaço escolar, em especial nas oficinas, os jovens desfavorecidos de fortuna, público alvo da instituição, aprenderiam o valor do trabalho e da disciplina, o amor à pátria e o respeito à hierarquia. Alguns resistiriam a essa disciplina. Esse não seria o único problema da Escola. Falta de currículo organizado, estrutura precária e mestres sem formação adequada eram dificuldades vividas pela instituição e lembradas em relatórios. O Serviço de Remodelação, criado em 1920, viria para superar esses obstáculos. Mas terá conseguido?

Autor:
Renato Marinho Brandão Santos
ISBN:
978-85-54885-28-1

Acesse o livro no Memoria: