Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Vivi: o homem que sabia viver

Este livro é o retrato de uma amizade que se prolonga desde a infância e visa relatar os feitos do mano Vivi, a partir do que os amigos disseram dele, além de falar um pouco sobre sua esposa e seu trabalho. É o retrato fiel de Veríssimo nesta vida que Deus o ajudou a viver intensamente.

Veríssimo era um homem simples, amável e, com seu jeitão e seus livros interessantes, um observador constante do que fazem os homens, como atestam as centenas de cartas que estão no seu arquivo. Fez nome no Brasil, na América do Sul, na América do Norte, na Europa, na Ásia e na África em troca de impressões. Sempre ávido para obter mais conhecimentos sobre o folclore, fez uma base, junto com Cascudo, e levou o nome do Rio Grande do Norte e do Brasil a transpor fronteiras.

O Selo "Notáveis do RN" é fruto de um acordo de cooperação entre a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A construção de sua marca levou em consideração aspectos importantes do fazer da ANRL e do IFRN, envolvendo o registro histórico e a preservação da língua, da literatura e dos costumes do Rio Grande do Norte, bem como a atuação no presente, através da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, visando à construção do futuro. Para tanto, três conceitos foram aplicados, a saber:

  1. Elefante: compreende em si a representação do Estado do Rio Grande do Norte, cujo mapa possui a forma de um elefante, como também evoca a Memória, tendo em vista o dado cultural que apresenta esse animal como dotado de grande capacidade de memorizar.
  2. Coroa de louros: símbolo da imortalidade e da conquista, sendo utilizada nas competições gregas como representação da vitória. Aqui é empregada como referência àqueles que, através de seu trabalho, contribuíram (e contribuem) para a valorização da literatura, da arte e da cultura do Rio Grande do Norte.
  3. Bico de pena: faz alusão ao tradicional instrumento com o qual eram escritas as obras literárias, representando a escrita como forma de construção e preservação da cultura.
Autor:
Protásio Pinheiro de Melo
ISBN:
978-85-54885-07-6

Acesse o livro no Memoria:

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:39 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 12:44