Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Três anos na Itália: seguidos de uma viagem à Grécia

O primeiro volume do livro “Três anos na Itália, seguidos de uma viagem à Grécia”, de Nísia Floresta, foi traduzido por Francisco das Chagas Pereira e publicado pela Editora da UFRN em 1998. Neste segundo volume, Nísia sequencia a narrativa de suas viagens pela Itália, à época ainda não unificada, e retrata, com extraordinários detalhes, a luta do povo italiano para ver seu país livre do jugo estrangeiro. Depois, vai à Grécia, visita muitas cidades, como Atenas, Tebas, entre outras, descrevendo em minúcias as antiguidades e as obras de arte, de forma tão precisa que imaginamos visualizá-las. Voltando à Itália, revê locais por onde já havia estado e feito grandes amigos, concluindo sua viagem em San Remo.

Características do Romantismo estão todas presentes nesta obra, como o sentimentalismo (saudade, emoção e tristeza); a liberdade de expressão; o confessionalismo (sentimentos pessoais da autora, expressos na obra); a exaltação dos valores e dos heróis do país, ambientando seu passado histórico; a crítica social e o subjetivismo (tratamento dos assuntos de forma pessoal, segundo sua opinião). Viajando quase sempre acompanhada de sua filha, a autora descreve o que observavam em cada local e, em meio a isso, avalia os acontecimentos. Dirige-se particularmente a alguns amigos e expressa suas emoções, principalmente a saudade – do filho, da família e da pátria.

O Selo "Notáveis do RN" é fruto de um acordo de cooperação entre a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A construção de sua marca levou em consideração aspectos importantes do fazer da ANRL e do IFRN, envolvendo o registro histórico e a preservação da língua, da literatura e dos costumes do Rio Grande do Norte, bem como a atuação no presente, através da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, visando à construção do futuro. Para tanto, três conceitos foram aplicados, a saber:

  1. Elefante: compreende em si a representação do Estado do Rio Grande do Norte, cujo mapa possui a forma de um elefante, como também evoca a Memória, tendo em vista o dado cultural que apresenta esse animal como dotado de grande capacidade de memorizar.
  2. Coroa de louros: símbolo da imortalidade e da conquista, sendo utilizada nas competições gregas como representação da vitória. Aqui é empregada como referência àqueles que, através de seu trabalho, contribuíram (e contribuem) para a valorização da literatura, da arte e da cultura do Rio Grande do Norte.
  3. Bico de pena: faz alusão ao tradicional instrumento com o qual eram escritas as obras literárias, representando a escrita como forma de construção e preservação da cultura.
Autora:
Nísia Floresta
ISBN:
978-85-54885-06-9

Acesse o livro no Memoria:

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:39 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 12:44