A criação dos Institutos Federais e o acesso de quilombolas no IFRN: análise da lei de n° 12.711/2012
Este livro é resultado da dissertação de mestrado “O acesso de estudantes quilombolas no IFRN: análise da Lei nº 12.711/2012”, defendida em 2018 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. Tem como objetivo analisar o acesso de estudantes ao Ensino Médio Integrado nos campi do IFRN a partir da implantação da Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades e instituições federais de ensino, estabelecendo reserva de vagas para estudantes que tiveram sua trajetória acadêmica em escolas públicas e para estudantes pretos, pardos e indígenas.
Esta pesquisa é direcionada para os estudantes residentes em comunidades quilombolas. Para sua efetivação, adotamos como metodologia de pesquisa a análise de aspectos da política e a abordagem qualitativa, com a utilização de entrevista semiestruturada, análise documental e revisão bibliográfica. A análise dos dados extraídos indica que, em que se pese o esforço institucional para a efetivação da interiorização e inclusão social na escola, populações mais vulneráveis como os quilombolas ainda enfrentam fortes dificuldades de acesso.
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Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:40 (há 1 ano, 2 meses)
Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 12:25 (há 1 ano, 2 meses)