Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Organização Escolar: entre o burocrático e o anárquico, um espaço contraditório de revelações

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:40 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 12:03

Nesta obra, o leitor terá a oportunidade de entrar em contato com conhecimentos vinculados à análise sociológica das organizações e suas características, especialmente no que se refere às conceituações da escola como organização educativa, tendo em vista se tratar de um estudo de investigação quanto ao funcionamento e à estruturação organizacional do Instituto Federal (IF), num contexto de desafios da constituição de uma nova institucionalidade.

Esse Instituto surge como modelo de estabelecimento de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializado na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Apesar de parecer com o padrão centralizado de Universidade, pela imagem de universalização de suas finalidades e objetivos educacionais, com a oferta verticalizada do nível básico à Pós-Graduação Stricto Sensu, o Instituto Federal configura-se como uma organização distinta, com modelagem descentralizada, de arranjo de rede e funcionamento com personalidade jurídica e unidade de gestão próprias pelos campi, integrados por conexões frágeis com a reitoria, numa concepção estrutural de “federação interdependente de campi” (FERNANDES, 2015).

Essa configuração, também representativa da natureza de uma concepção de subunidades organizacionais, pela dependência da sede, juridicamente detentora central da identidade institucional, aproxima, teoricamente, a imagem organizacional do IF da modelagem de uma Estrutura Divisionalizada (MINTZBERG, 1995).

Integram a Série Professus Litteratus da Editora IFRN, obras de caráter singular que contribuem para o conhecimento da história da educação profissional e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Com essas publicações, busca-se valorizar e socializar a qualidade da produção acadêmica, além de prestar o devido reconhecimento àqueles servidores com célebre atuação junto ao IFRN, por, no mínimo, 10 (dez) anos. Dessa forma, contempla-se, anualmente, um servidor ativo ou aposentado, dentre os indicados pelo Reitor e/ou pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que possuam obra de relevância institucional, nacional e/ou internacional, com contribuições para o desenvolvimento da educação, ciência, tecnologia e/ou cultura.

No ano de 2017, foi agraciado o Professor Francisco das Chagas de Mariz Fernandes com a publicação de dois livros nessa série:

- Organização Escolar: entre o burocrático e o anárquico, um espaço contraditório de revelações; e

- Conexões e Desconexões: em 105 anos de Educação Profissional no Brasil.

Autor:
Francisco das Chagas de Mariz Fernandes
ISBN:
978-85-94137-26-5

Acesse o livro no Memoria: