Memória Acadêmica: Academia Norte-Rio-Grandense de Letras
Memória Acadêmica registra o pensamento em publicações que atravessam décadas e renascem a cada leitura. É um precioso repositório da riqueza da vida da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. Ao documentar cronologicamente a existência da Academia, Leide Câmara conseguiu fazer a síntese da vitalidade acadêmica nos mais de oitenta anos de existência da instituição.
O Selo "Notáveis do RN" é fruto de um acordo de cooperação entre a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A construção de sua marca levou em consideração aspectos importantes do fazer da ANRL e do IFRN, envolvendo o registro histórico e a preservação da língua, da literatura e dos costumes do Rio Grande do Norte, bem como a atuação no presente, através da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, visando à construção do futuro. Para tanto, três conceitos foram aplicados, a saber:
- Elefante: compreende em si a representação do Estado do Rio Grande do Norte, cujo mapa possui a forma de um elefante, como também evoca a Memória, tendo em vista o dado cultural que apresenta esse animal como dotado de grande capacidade de memorizar.
- Coroa de louros: símbolo da imortalidade e da conquista, sendo utilizada nas competições gregas como representação da vitória. Aqui é empregada como referência àqueles que, através de seu trabalho, contribuíram (e contribuem) para a valorização da literatura, da arte e da cultura do Rio Grande do Norte.
- Bico de pena: faz alusão ao tradicional instrumento com o qual eram escritas as obras literárias, representando a escrita como forma de construção e preservação da cultura.
Acesse o livro no Memoria:
Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:40 (há 1 ano, 2 meses)
Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 12:12 (há 1 ano, 2 meses)