Práticas Educativas em Movimento: experiências formativas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão no campus São Paulo do Potengi do IFRN

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:40 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:52

Este livro, fruto de experiências formativas desenvolvidas nas áreas do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão no âmbito do campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), oportuniza aos leitores a percepção sobre a complexidade e a multidimensionalidade da educação, entendida, nesta obra, como um fenômeno social que se confunde com a própria vida. Traz, de igual modo, o registro da ação quase imperceptível das práticas formativas movimentadas pelos diferentes atores que compõem o cenário escolar. A comissão organizadora do livro, composta por três professores e um administrador, lançou a ideia de compartilhar as práticas exercidas no campus São Paulo do Potengi (SPP) em formato de livro, com o objetivo de que estas práticas extrapolassem os muros do IFRN e estabelecessem um diálogo vivo com a comunidade que o envolve diretamente e com a sociedade de um modo geral.

Para contemplar os diversos segmentos educacionais constitutivos do campus, o livro se apresenta em quatro vertentes: ensino, pesquisa, extensão e gestão. Para a elaboração do livro, a ideia foi socializada primeiramente em reuniões pedagógicas no campus, em 2014, recebendo a apreciação e o apoio unânime dos servidores. Em seguida, foi lançado um edital público que reunia as normas e as regras para a submissão dos artigos. Aproveitamos, também, o ensejo de reunir alguns dos artigos publicados na I Semana de Meio Ambiente, Arte, Desporto e Cultura (SEMADEC) do campus, realizada em 2015. Vale ressaltar que o livro, em diversos artigos, tem como coautores estudantes do campus, bolsistas e voluntários dos projetos de pesquisa e de extensão, como também o envolvimento de técnicos administrativos. Enfim, acreditamos e esperamos que esse livro seja uma dentre as muitas formas de diálogo entre o campus e a comunidade do Potengi, a fim de que as experiências de escrever na educação e de educar na escritura sejam um processo emancipador do ser humano como sujeito de sua própria história.

Organizadores:
Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Jose Gllauco Smith Avelino de Lima, Maria Elizabete Sobral Paiva de Aquino e Ulisandra Ribeiro de Lima Silva
ISBN:
978-85-8333-248-0

Acesse o livro no Memoria: