O Processo de Formulação do Programa Universidade para Todos: atores, coalizões e interesses

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:40 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:51

As políticas públicas relacionadas à educação possuem protagonismo na agenda dos países devido, sobretudo, ao seu profundo papel social. No tocante à educação superior, as decisões públicas relacionadas a esse nível educacional são estratégicas, uma vez que tem impacto na produção de conhecimento intelectual, inovação e formação de mão de obra, tendo relevantes efeitos no desenvolvimento econômico de um país.

Nesta obra, analisou-se o processo de formulação do Programa Universidade para Todos – Prouni, programa que concede bolsas de estudos em instituições de educação superior (IES) privadas a estudantes oriundos de escolas públicas, uma das mais aclamadas iniciativas dos governos do presidente Lula. Esta obra foi desenvolvida a partir de um minucioso trabalho de pesquisa em documentos oficiais, em entrevistas concedidas pelos atores da educação superior na mídia em geral, em entrevistas realizadas diretamente pelo autor com servidores do Congresso Nacional, do Ministério da Educação e com o deputado relator do Projeto de Lei nº 3.582/2004, que resultou no Prouni, além da análise de publicações acadêmicas a respeito da educação superior em geral.

Como resultado, o autor disseca o processo de formulação da referida política pública ao apresentar os eventos anteriores que abriram caminho para o Programa Universidade para Todos, e como se comportaram, agruparam e agiram os principais atores envolvidos no programa, de acordo com seus interesses e crenças a respeito da educação superior. Ao final, é possível observar as modificações em relação a proposta inicial do programa, que possibilitou mais de um milhão de alunos graduados. Apesar de uma obra eminentemente acadêmica – e, portanto, profunda em sua análise, o estilo narrativo utilizado pelo autor confere leveza e ao mesmo tempo dinâmica à leitura, sendo recomendada tanto para estudantes e pesquisadores das áreas de políticas públicas e educação, bem como para os interessados em compreender a complexidade do policy making brasileiro.

Autor:
Lenin Cavalcanti Brito Guerra
ISBN:
978-85-8333-260-2

Acesse o livro no Memoria: