Imagens de Destinos Turísticos: conceitos, modelos e casos

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:40 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:50

Diversos são os tópicos concernentes ao comportamento do consumidor em turismo que assumem relevância com vistas a contribuir para o levantamento de informações estratégicas que possam subsidiar o planejamento e a adoção de práticas plenamente exequíveis de estímulo a sustentabilidade e competitividade dos destinos e empreendimentos turísticos. Dentre os objetos de estudo em comportamento do consumidor, é notório o destaque do estudo da imagem para o aumento da competitividade de destinos. Tal fato é comprovado pelo elevado número de pesquisas realizadas, em escala internacional, nos últimos 50 anos, tanto por pesquisadores acadêmicos como por profissionais da área.

No entanto, no Brasil, essa tendência não foi, grosso modo, seguida, sendo escassos e recentes os estudos desta área. A importância deste tópico em especial parece recair sobre o fato de a imagem ser um dos principais fatores influenciadores da escolha de um destino, assim como pela satisfação e a possível repetição dele. Desse modo, estudos sobre a imagem de destinos demonstram que essa tendência está cada vez mais em voga, seja no que diz respeito a sua conceituação, processo de formação, métodos de mensuração, gerenciamento, entre outros.

Cabe ressaltar, também, o papel protagonista que tais informações podem desempenhar no processo atual vigente do país, ou seja, de expansão do turismo e, principalmente, com relação aos investimentos na área, como os originados no processo de estruturação de diversos megaeventos como a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016, entre outros que potencializam a adoção de estratégias que venham a contribuir para a maximização dos benefícios que podem ser obtidos destes eventos, antes, durante e, especialmente, depois de sua realização, como seria o caso da fixação de uma imagem forte e competitiva junto ao mercado nacional e internacional. É nesse sentido, que esse livro vem contribuir para a diminuição de uma relevante lacuna teórica que diz respeito ao estudo da imagem de destinos turísticos, fator de tamanha relevância para o planejamento e gestão de destinações competitivas e sustentáveis.

Autores:
Márcio Marreiro das Chagas, Sérgio Marques Júnior e Victor Hugo da Silva
ISBN:
978-85-8333-265-7

Acesse o livro no Memoria: