Em cada canto, um conto, uma canção: o velho, a tradição oral e a educação no Mato Grande/RN
"Em cada canto, um conto, uma canção" corresponde às andanças da autora pelo território do Mato Grande e o encontro com inúmeros brincantes das manifestações da tradição, como o Pastoril, o Coco de Roda, o Boi de Reis, entre outras. Utilizando a metáfora da colcha de retalhos, a autora vai tecendo saberes dos velhos brincantes às suas reflexões acadêmicas. Gestos, posturas, danças, contos e canções constituem um mundo de expressões e de movimentos que são pensados como educação.
Muitos desses registros foram produzidos e compartilhados com a educação institucionalizada, durante a tessitura da pesquisa de mestrado, com os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de João Câmara, campus no qual a autora atuava como professora de Educação Física durante a realização da pesquisa.
Dar visibilidade a esse patrimônio imaterial, que ainda se faz distante de nossas escolas, talvez seja a primeira contribuição desse texto-pesquisa, que agora se dá a ler em novo formato. Indissociável desta, e não menos importante, soma-se a contribuição de dar reconhecimento aos diversos modos de expressão dessa produção cultural como uma educação enredada por modos sensíveis de habitar o mundo, nem sempre reconhecidos como importantes nos contextos acadêmicos e escolares.
A Coleção Corpo & Educação reúne trabalhos que exploram as interfaces entre o corpo - enquanto nossa maneira de ser estar no mundo - e a educação - intenta-se da visibilidade a processos educativos que envolvem o corpo em relação com processos afetivos, epistemológicos, éticos e estéticos bem como trata-se de trazer à tona a aprendizagem de técnicas corporais.
Acesse o livro no Memoria:
Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:40 (há 1 ano, 2 meses)
Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:58 (há 1 ano, 2 meses)