Fundamentos Político-Pedagógicos dos Institutos Federais: diretrizes para uma Educação Profissional e Tecnológica transformadora

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:41 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:34

Durante os dois mandatos do Presidente Lula, ocorreu uma extraordinária revolução na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As 140 escolas técnicas federais e CEFETs se transformaram em uma Rede Federal de mais de 500 unidades, espalhadas por todo o território nacional. Isso sem contar as inúmeras outras políticas inovadoras, inclusive de apoio as redes estaduais.

Os Institutos Federais são a síntese de todos os avanços ocorridos na EPT em nosso país. Por isso, pelo seu caráter inovador e pela falta de outras referências, o grande desafio que se põe a estas instituições é a consolidação de uma concepção que seja única, visto que a referência acadêmica é muito forte nos meios educacionais e, até pela origem dos docentes, exerce uma forte pressão sobre os Institutos Federais.

Entretanto, seu caráter e missão são diferentes das universidades. Não é menos nem mais importante, mas trata-se de outra institucionalidade. Aprofundar e desenvolver a compreensão sobre os Institutos Federais é o objetivo desta obra de Eliezer Pacheco, que analisa os fundamentos político-pedagógicos embasadores desta proposta.

É a elaboração e o testemunho de alguém que, juntamente com Fernando Haddad, coordenou a construção desta proposta e, como Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, comandou sua implantação. Trata-se, portanto, de uma leitura importante para todos aqueles que desejem ter uma compreensão adequada destas instituições e contribuir para o seu desenvolvimento.

Autor:
Eliezer Pacheco
ISBN:
978-85-8333-146-9

Acesse o livro no Memoria: