Experiências e Práticas da Educação à Distância no Brasil

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:41 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:36

A educação a distância no Brasil passou por diversas fases, contemplando o ensino por correspondência até o advento da internet. Essas mudanças possibilitaram a desterritorialização da educação, fazendo com que o ensino de qualidade chegasse a lugares onde, até poucos anos atrás, não era possível. Seguindo essa linha de pensamento e de trabalho de interiorizar o ensino de qualidade, houveram significativas transformações nacionais de ordem administrativa, pedagógica e econômica. Refletindo sobre essas transformações, percebeu-se a necessidade de compilar algumas dessas experiências e práticas neste livro, para que servisse de mecanismo de compartilhamento entre pesquisadores e instituições que fazem a educação a distância brasileira.

Em função disso, foram convidados professores pesquisadores atuantes na EaD e estudantes de pós-graduação para a elaboração de artigos que apresentassem resultados de pesquisas sobre diversos aspectos da EaD. Entre os pesquisadores convidados, priorizou-se os que constituíam a presidência e o conselho do Fórum de Coordenadores UAB por entender que, por estarem envolvidos com os principais temas de discussão nacional no âmbito da educação a distância e por representarem instituições que se espalham por todo o território nacional, eles conseguiriam apresentar um retrato instigante e verdadeiro do panorama da educação distância no país. Constitui assim esse livro, professores pesquisadores de várias instituições brasileiras, além do próprio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Organizadoras:
Elizama das Chagas Lemos e Ilane Ferreira Cavalcante
ISBN:
85-89571-59-3

Acesse o livro no Memoria: