Eu, Professor: ensaios sobre a formação docente

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:41 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:34

As transformações ocorridas no ensino superior brasileiro na última década foram muitas e inegáveis. Fruto de um sólido projeto político, a criação de dezenas de universidades federais nas diferentes regiões foi consolidada com a ampliação da competência do Centro Federal de Educação Tecnológica, que agora oferece não apenas cursos de ensino médio e técnico, mas também de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu. A consequência natural dessa ampliação foi a abertura de dezenas de novos cursos para habilitar professores, e a realização de concursos públicos para preencher as vagas que a todo instante surgiam.

O recém criado Instituto Federal de Educação Tecnológica é, não apenas um centro de formação de operários qualificados, mas também de técnicos com formação universitária e de pesquisadores reflexivos, pois visa o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito da pesquisa aplicada. O reconhecimento por este trabalho foi rápido. Segundo as últimas pesquisas de avaliação de instituições de ensino superior brasileiro, diversos institutos federais já se destacam no ranking nacional, tal a excelência da aprendizagem que aí vem sendo realizada e a competência de seus quadros administrativos e docentes.

Um novo conceito de escola demanda – naturalmente – um novo professor. Formação é mudança, é transformação. Quando Ilane Cavalcante Ferreira e Ana Lúcia Sarmento Henrique propuseram a produção desses ensaios junto aos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), elas tinham em mente um propósito bem definido: aliar a teoria estudada na disciplina Formação de Professores para Educação Profissional com a prática de autonarração e de autorreflexão na construção de textos que levassem os mestrandos à escrita de si como forma de (re)pensar ou rememorar as mudanças pelas quais passaram e que construíram sua identidade docente. Se tratava de trazer à tona as lembranças singulares, as imagens-lembranças, e transformá-las em palavras escritas recheadas de significado.

Resultado de um trabalho coletivo de reflexão sobre a educação profissional, o livro se organiza em duas partes: uma teórica, que promove ampla discussão sobre os conceitos de memória individual, memória comunitária, identidade e construção de identidade; e outra prática, em que jovens docentes dão seu depoimento sobre o próprio aprendizado, a formação de sua personalidade e escolhas profissionais.

Organizadoras:
Ilane Cavalcante Ferreira e Ana Lúcia Sarmento Henrique
ISBN:
978-85-8333-220-6

Acesse o livro no Memoria: