A formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um estudo da concepção política
Os Institutos Federais são instituições especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica, com a obrigatoriedade legislativa de oferecer 20% das suas vagas para cursos de formação de professores. Sua variedade de níveis ofertados, somando-se a seu histórico ligado à formação da educação técnica profissional, revela os Institutos Federais como um locus diferenciado, em comparação às outras instituições que também atuam na formação docente.
Desta forma, levanta-se aqui questões ligadas à vinculação da formação docente a instituições especializadas em educação profissional e tecnológica. Considerando que essa normativa participa de políticas educacionais voltadas para a formação de professores, questiona-se quais os pressupostos políticos que permeiam a consolidação dos Institutos Federais como um locus de formação de professores.
Buscando aproximar-se da compreensão dessa questão, o livro realiza uma série de análises de documentos oficiais, utilizando o materialismo histórico dialético como eixo epistemológico. Pretende-se, portanto, com este livro, que as licenciaturas oferecidas pelos Institutos Federais, ao serem elaboradas ou reestruturadas, possam ter acesso a um exame crítico sobre os pressupostos políticos que estão presentes na consolidação dos IFs como locus de formação de professores.
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Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:42 (há 1 ano, 2 meses)
Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:29 (há 1 ano, 2 meses)