A formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um estudo da concepção política

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:42 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:29

Os Institutos Federais são instituições especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica, com a obrigatoriedade legislativa de oferecer 20% das suas vagas para cursos de formação de professores. Sua variedade de níveis ofertados, somando-se a seu histórico ligado à formação da educação técnica profissional, revela os Institutos Federais como um locus diferenciado, em comparação às outras instituições que também atuam na formação docente.

Desta forma, levanta-se aqui questões ligadas à vinculação da formação docente a instituições especializadas em educação profissional e tecnológica. Considerando que essa normativa participa de políticas educacionais voltadas para a formação de professores, questiona-se quais os pressupostos políticos que permeiam a consolidação dos Institutos Federais como um locus de formação de professores.

Buscando aproximar-se da compreensão dessa questão, o livro realiza uma série de análises de documentos oficiais, utilizando o materialismo histórico dialético como eixo epistemológico. Pretende-se, portanto, com este livro, que as licenciaturas oferecidas pelos Institutos Federais, ao serem elaboradas ou reestruturadas, possam ter acesso a um exame crítico sobre os pressupostos políticos que estão presentes na consolidação dos IFs como locus de formação de professores.

Autora:
Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima
ISBN:
978-85-8333-065-3

Acesse o livro no Memoria: