Projetos e Ações em Ensino de Ciências Naturais na Matemática

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:41 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:31

O ensino e a formação de professores na área de Ciências Naturais e Matemática nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia têm sido um grande desafio. No Instituto Federal do Rio Grande do Norte não é diferente. Apesar da experiência iniciada há quase uma década, quando a instituição era denominada CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica), ainda vivenciamos uma realidade complexa, que nos impõe diversos desafios, que vão desde a oferta de todas as formações da área, ou daquelas que carecem de urgente formação docente, como Matemática, Física, Biologia e Química; passando pelos problemas da prática em sala de aula; pelo acesso e permanência de discentes; até a sua consolidação e reconhecimento no universo de formação docente do país.

Por outro lado, o IFRN, através do governo federal, investe e incentiva seus docentes e técnicos em educação a se prepararem para essa realidade, de forma que os mesmos tenham acesso à formação pós-graduada e se organizem em grupos de pesquisas para o desenvolvimento da área em questão. Esse incentivo tem gerado produções importantes que precisam ser divulgadas, principalmente dentro do seio institucional. Essas produções trazem resultados que podem auxiliar, orientar e inspirar outros profissionais e futuros professores de Ciências Naturais e Matemática, que se formam no IFRN, no enfrentamento de alguns desafios da prática docente, principalmente aqueles relacionados à pesquisa e ao desenvolvimento do ensino.

É por essa razão que este livro tem essa perspectiva de divulgação e incentivo. Tentamos reunir colegas, técnicos em educação e docentes de Matemática, Física, Biologia e Química que atuam no IFRN, na sala de aula, fora dela e, principalmente, nos grupos de pesquisas, onde o fazer do seu dia-a-dia profissional transforma-se em objeto de estudo. Aqui apresentamos estudos com perspectivas diversas no Ensino de Ciências Naturais e Matemática, como: Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); responsabilidade social; perspectivas didáticas para o ensino de Matemática, Física, Química e Biologia; educação científica; tecnologias educativas; atividades experimentais, formação de professores; Filosofia e História das Ciências; Interdisciplinaridade e Educação Ambiental no Ensino de Ciências. Esperamos, com essa publicação, desempenhar um papel relevante na divulgação dos textos que nos foram confiados. Estes, nas suas perspectivas individuais, entrelaçam-se no mesmo objetivo: o desenvolvimento do Ensino de Ciências da Natureza e Matemática no IFRN e fora dele.

Organizadores:
Kelvin Barbosa de Oliveira e Maria Raimunda Matos Prado
ISBN:
978-85-8333-036-3

Acesse o livro no Memoria: