Tradução comentada da obra "Novos Elementos das Seções Cônicas" (Philippe de La Hire - 1679) e sua relevância para ensino de matemática

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:42 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:27

As pesquisas em História da Matemática têm aumentado muito no Brasil e cresce o número de jovens pesquisadores que obtêm graus de mestre ou doutor com pesquisas nessa área. Uma ferramenta essencial para essas pesquisas é a leitura de fontes originais. Da mesma maneira que, em literatura, é necessário ler um autor para realmente conhecê-lo, em matemática também é importante termos contato direto com obras relevantes do passado, para vermos como a matemática era praticada e transmitida ao longo de seu desenvolvimento. No Brasil, infelizmente, existem poucas as traduções de obras clássicas de matemática, o que prejudica o conhecimento da história da matemática, mormente por alunos de cursos de graduação, bacharelado ou licenciatura. Assim, é bem vinda a excelente contribuição à área prestada por Francisco Quaranta Neto e Luiz Carlos Guimarães, com a tradução do "Novos Elementos das Seções Cônicas", de Philippe de La Hire.

Autores:
Francisco Quaranta Neto e Luiz Carlos Guimarães
ISBN:
978-85-8333-011-0

Acesse o livro no Memoria: