Para ler poesias: ensaios de análise poética

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:42 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:27

Este é um livro que reúne uma série de ensaios de análise poética. Os ensaios resultam de orientações oriundas de experiências que nasceram em sala de aula e se estenderam para além da disciplina, sob os auspícios do grupo de pesquisa em "Multireferencialidade, Educação e Linguagem", na linha de pesquisa "Diálogos Literários: literatura de língua espanhola e sua relação com outras linguagens e outras literaturas". Para esses alunos, promoveu-se uma orientação para elaborar uma análise poética que tentasse captar o que o texto oferece, trabalhando as chaves de leitura a partir do seu conhecimento de mundo, somado, é claro, também a uma boa pesquisa sobre o estilo, sobre o autor e sobre tudo o que poderia favorecer a sua interpretação. Já dizia o poeta, que as palavras nos interrogam: “trouxeste a chave?”. Essa chave se faz a partir da leitura integrada de todos os elementos que compõem o texto. Há no livro, portanto, análises de poemas de Teresa D’ Ávila e Lope de Vega, em seu idioma original, assim como há análise de um fragmento mais lírico de Os Lusíadas, de Camões. Houve grupos, no entanto, que escolheram textos mais modernos, de Vinícius de Moraes e Cecília Meireles por exemplo.

Organizadoras:
Ilane Ferreira Cavalcante e Girlene Moreira da Silva
ISBN:
978-85-8333-064-6

Acesse o livro no Memoria: