O Proeja no IFRN: refletindo sobre o fazer pedagógico

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:42 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:27

São muitos os problemas que afligem o Brasil e que impedem o seu pleno e sustentável desenvolvimento econômico. Entre eles, talvez, não haja nenhum tão grande e tão desafiante como o baixo e desigual nível de escolaridade média da sua população – sem falar em sua péssima qualidade. A educação de jovens e adultos é tema recorrente nos últimos dez anos, principalmente quando, pelo horror que causam, os números divulgados sobre os índices de educação alarmam a sociedade dita esclarecida.

É principalmente para vir em auxílio dos profissionais envolvidos com a educação de jovens e adultos que as professoras Silvia Regina e Cristiane Maria Praxedes e a pedagoga Rita de Cássia reuniram os artigos de vários estudiosos da temática e, muito convenientemente, lançam este livro, que vem a atender a algumas das aludidas dificuldades que todos temos quando nos deparamos, de forma real e verdadeira, com a temática.

Isto só foi possível porque os profissionais que se debruçaram sobre o tema e escreveram os artigos aproveitaram-se da experiência de valiosos esforços de indagação para conseguir expor, com clareza e certa dose de proficiência didática, a árdua tarefa de descrever e analisar em que ponto encontra-se, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a situação da educação de jovens e adultos. Alguns artigos extrapolam a descrição e análise e, de posse de informações básicas, chegam a propor soluções para alguns problemas cruciais sobre o tema, disso se desincumbindo com exemplar isenção. É um trabalho que ao mesmo tempo em que lança luzes sobre uma temática importante da educação brasileira, também sugere elementos de análise e de bom alcance teórico para enriquecer os estudos sobre a educação de jovens e adultos.

Organizadoras:
Silvia Regina Pereira de Mendonça, Cristiane Maria Praxedes de Souza Nóbrega e Rita de Cássia Rocha
ISBN:
978-85-8333-013-4

Acesse o livro no Memoria: