O gergelim e seu cultivo no semiárido brasileiro

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:42 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:27

Publicar o estado da arte do gergelim com foco no semiárido remete ao levantamento de informações relevantes na literatura, pertinente a esta oleaginosa. Na revisão do material, tivemos a preocupação de propor uma escrita de fácil interpretação e direta ao assunto, a fim de alcançar produtores rurais, extensionistas, pesquisadores e curiosos nas temáticas abordadas. As figuras ficaram, de tal modo, autoexplicativas e as informações, condensadas em uma leitura fácil e explicativa. Para a elaboração deste livro foi consultado uma ampla bibliografia, entre teses, dissertações, monografias, artigos, comunicados técnicos, boletins, resumos de congresso e textos dos próprios autores.

Mediante o avanço do conhecimento, várias tecnologias estão sendo geradas e/ou adaptadas a fim de promover a elevação dos índices de produtividade das culturas, principalmente na Região Nordeste, já que esta é, para muitos, motivo de desafio, haja vista as limitações perante as condições climáticas, em especial o fator pluviosidade. Assim, a proposta é que venham a discutir o estado da arte do gergelim no tocante às cultivares, ao dimensionamento de cultivo, às técnicas de consorciamento, aos aspectos envolvendo a nutrição vegetal, manejo de ervas invasoras, controle de insetos e patógenos e à implementação da mecânica agrícola. Junto aos fatores sociais e ecológicos, esses elementos são de suma importância para as condições do semiárido potiguar aplicado em gergelincultura.

Organizadores:
Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão (in memoriam), Luiz Leonardo Ferreira, Nicholas Lucena Queiroz, Miriam da Silva Tavares, Maria do Socorro Rocha, Renato Dantas Alencar e Vania Christina Nascimento Porto
ISBN:
978-85-8161-060-3

Acesse o livro no Memoria: