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Ensino Médio: história, mobilização, perspectivas

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:42 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:26

No atual contexto político, social, científico e tecnológico, a instituição escolar assume a responsabilidade por uma educação que conduza ao exercício da cidadania e do trabalho. Para o educando, não se trata mais de, simplesmente, acumular informações e decorar fórmulas, mas de obter uma sólida base de conhecimentos e desenvolver a capacidade de análise, reflexão e criação, além de dominar as novas e diferentes tecnologias. Nesse sentido, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), segundo a qual o ensino médio é a “etapa final da educação básica” (Art.36) e, como tal, “deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social” (Art.1º § 2º), os Parâmetros Curriculares Nacionais vislumbram como perspectiva para esse nível de ensino as seguintes finalidades:

  • a formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa;
  • o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • a preparação e a orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo;
  • e o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos. (PCN – Ensino Médio, Bases Legais, 2000. p. 10).
Organizadores:
Jean Mac Cole Tavares Santos, Francisco das Chagas Silva Souza e Elione Maria Nogueira Diógenes
ISBN:
978-85-8333-045-5

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