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Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:43 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:24

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) do IFRN, compreendido como o planejamento global de todas as ações da Instituição, sistematiza concepções, princípios e diretrizes norteadores das práticas e das políticas educativas em âmbito local. Constitui-se em um processo e em um documento de caráter identitário. Nesse sentido, delineia a cultura de uma Instituição educativa, traçando direcionamentos pedagógicos, administrativos e financeiros. É um instrumento de gestão democrática possibilitador da reflexão crítica e contínua a respeito das práticas, dos métodos, dos valores, da identidade institucional e da cultura organizacional.

Este PPP foi construído de modo participativo, permitindo resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento educacional. Consolida a cultura institucional de reger-se, já ao longo de quase 20 anos, por projetos político-pedagógicos concebidos coletivamente. Opõe-se, assim, à lógica do planejamento burocrático ou meramente estratégico, bastante difundido nas esferas mais conservadoras da educação e nas reformas neoliberais dos anos 1990. Situado nessa perspectiva emancipatória, o PPP do IFRN objetiva, sobretudo, promover mudanças nas concepções e nas práticas cotidianas, definindo diretrizes referenciadoras da caminhada educativa em uma Instituição multicampi e pluricurricular.

Por essa razão, reafirma-se que toda instituição educativa, se comprometida com uma educação de qualidade social e com a proeminência dos valores democráticos na gestão educacional, adere às formas de participação e de fortalecimento da autonomia expressas no movimento de construção de seu projeto político-pedagógico. Mediante tal amplitude de organicidade e de abertura ao diálogo, os projetos político-pedagógicos possibilitam, inclusive, integrar, em práticas interdisciplinares, o ensino, a pesquisa e a extensão.

Organizadoras:
Anna Catharina da Costa Dantas e Nadja Maria de Lima Costa
ISBN:
978-85-8161-064-1

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