Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Isso não é um violino? Usos e sentidos contemporâneos da rabeca no Nordeste

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:43 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:22

Em meados dos anos 1980, muitos acreditavam que a rabeca era um instrumento praticamente extinto no Brasil. Havia referências em livros de folclore e musicologia, sabia-se de um ou outro tocador já bem velhinho, como o Cego Oliveira no Ceará, mas não se tinha conhecimento de manifestações musicais em pleno vigor, onde a rabeca ainda desempenhasse papel importante, nem de gente moça que estivesse tocando ou aprendendo a tocar o instrumento.

Com o retorno das chamadas “culturas populares” à esfera pública, tendência que se acentuou nos anos 2000, fomos, aos poucos, percebendo que, à margem dos conservatórios e da indústria cultural, havia um mundo de rabecas por descobrir.

O trabalho de Roderick Fonseca dos Santos, originalmente uma dissertação de mestrado apresentada em 2011 ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba, se insere nesse quadro de descobertas, trazendo importantes contribuições para o conhecimento da situação atual da rabeca na região Nordeste, com um foco especial no Rio Grande do Norte.

Autor:
Roderick Santos
ISBN:
978-85-8161-013-9

Acesse o livro no Memoria: