A Forja e a Pena: técnica e humanismo na trajetória da Escola de Aprendizes Artífices de Natal à Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte
Insuperável. É assim que podemos definir este livro de Arilene Medeiros. Aparentemente tímida, a autora inteligente e obstinada vai lá nos idos do início do século passado e pesquisa meticulosamente a vida de uma Instituição, a Escola de Aprendizes Artífices de Natal, com os personagens dessa história, no seu dia a dia. Com admirável perspicácia, vai aos detalhes já esquecidos por muitos e pelos que não viveram naquele tempo, levando-os a sentir cada passagem como se lá estivessem.
Arilene Medeiros foi buscar, no tempo, depoimentos de alunos, professores e servidores que atestam a vida como eles viveram na Escola e seu orgulho em ter passado por ela. Cada depoimento revive um tempo com suas conotações políticas e filosóficas. Além deste aspecto, desmistifica ideias e lança luzes sobre esse passado glorioso. Essa é a história da Escola escrita com os relatos dos fatos cotidianos que se encontram em documentos e no dizer dos muitos que a vivenciaram.
Acesse o livro no Memoria:
Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:44 (há 1 ano, 2 meses)
Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:20 (há 1 ano, 2 meses)