Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Arquitetura de Computadores: a visão do software

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 15:48 Atualizada em 23 de Novembro de 2023 às 11:02

A Arquitetura é a arte de determinar as necessidades de um usuário e, então, projetar uma estrutura para satisfazer estas necessidades tão efetivamente quanto possível, dentro de restrições econômicas e tecnológicas. A arquitetura deve incluir considerações da engenharia, de tal sorte que o projeto seja econômico e realizável; sendo que a ênfase da arquitetura está nas necessidades do usuário, enquanto que a ênfase da engenharia está nas necessidades do fabricante.

Assim sendo, a Arquitetura de Computadores é entendida como a visão que um desenvolvedor tem de uma máquina quando programa em sua linguagem de montagem. É preciso, entretanto, conhecer as partes funcionais do computador e suas interligações, de modo que se possa extrair o máximo de desempenho. Mas é a visão do usuário que prevalece. Nesta obra, a ênfase na visão do software traz à tona uma abordagem simplista para os meandros dos componentes e procura municiar o leitor com uma abstração da máquina, suficiente para que o mesmo possa aprender a programar em linguagem de montagem.

A plataforma computacional envolvida compreende, dentro de um modelo de Von Neumann, um processador MIPS simplificado e um sistema de memórias hipotético tradicional. O modelo de entrada e saída também busca enfatizar a visão do software. Portanto, este livro é direcionado para alunos de graduação em cursos de computação que tenham forte ênfase em software nos primeiros ciclos dos cursos, embora conhecimentos mínimos em programação de nível alto e circuitos lógicos básicos sejam necessários. Um subconjunto de instruções do MIPS é utilizado com simuladores específicos para dar maior portabilidade ao estudante que passa a não mais depender de uma plataforma física específica.

Autor:
Eduardo Bráulio Wanderley Netto
ISBN:
978-85-89571-06-8

Acesse o livro no Memoria: