Avaliação Institucional
Enquanto instituição integrante da rede de educação superior, desde 2005, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) passou a adotar os instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004 e regulamentado pela Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004, do Ministério da Educação.
Objetivo
O diagnóstico da avaliação institucional constitui condição básica para o necessário aprimoramento do planejamento e gestão da instituição, uma vez que propicia a constante reorientação de suas ações a partir das potencialidades e fragilidades apresentadas em cada uma das dimensões avaliadas.
O processo de Avaliação Institucional compreende:
A Autoavaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA);
A Avaliação Externa in loco, para fins de credenciamento e recredenciamento da instituição junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É realizada por Comissão Externa de Avaliação Institucional designada pelo próprio Inep.
Comissão Própria de Avaliação
A fim de conduzir os processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Inep, o IFRN criou a Comissão Própria de Avaliação (CPA), constituída através de Portaria nº. 275/2004, pela Direção-Geral do então Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet/RN).
Com o passar dos anos, novas portarias foram emitidas, atualizando a lista de integrantes da CPA/IFRN, que tem eleições gerais a cada três anos.
Publicada em 17 de Novembro de 2023 às 14:54 ― Atualizada em 17 de Novembro de 2023 às 16:15