Núcleos de Extensão e Prática Profissional

Publicada em 14 de Julho de 2023 às 10:32 Atualizada em 4 de Setembro de 2023 às 16:41

Os Núcleos de Extensão e Prática Profissional (NEPP) têm por objetivo desenvolver projetos de extensão em sintonia com a formação profissional do discente e de demandas da comunidade, em especial com prestação de serviços pelo IFRN, para comunidades economicamente carentes, ou instituições filantrópicas, ou organizações da sociedade sem fins lucrativos, públicas ou privadas.

Atualmente o IFRN possui 17 núcleos em diversos campi do Rio Grande do Norte, com diversas áreas de atuação.

Núcleos de Extensão e Prática Profissional do IFRN

Nome do Núcleo Cidade Área de atuação
NEPP-AP Apodi agropecuária, química e informática
NEPP Nuance Caicó design de moda
NEPP-CANG Canguaretama turismo, hospitalidade e lazer
Seridó Tec Currais Novos Manutenção e Suporte em Informática, Ensino de Informática, Robótica, Programação, Eletrônica, Marketing Pessoal, técnicas de proteção e recuperação de dados em dispositivos móveis
AdmInfo Consult João Câmara Suporte nas áreas de administração, informática, eficiência energética e desenvolvimento de projetos de instalações elétricas
NEPP-JUC Jucurutu Oficinas em educação musical, prática de conjunto em música e informática
NEPP-LAJ Lajes Administração: mapeamento e diagnóstico das cadeias produtivas de Lajes; projetos integradores nas áreas de inovação e empreendedorismo. Informática: projeto de manutenção de desktops nas redes de ensino municipal e estadual do município de Lajes.
NEPP-MO Mossoró 1: Desenvolvimento de Projetos Arquitetônicos, Consultoria e Assessoria Técnica na área da Construção Civil, Diagnóstico e Planos Diretores. 2: Certificação em tecnologias como Redes 5G, Inteligência Artificial, Cloud Service e Routing & Switching. 3: Cursos de Formação para Produção de Saneantes.
NEPPSA Natal Licenciamento ambiental, cadastro ambiental rural, planos de gerenciamento de resíduos, planos de recuperação de áreas degradadas, outorga de uso da água, plano diretor, plano de saneamento, soluções e projetos de saneamento urbano e rural, educação ambiental, levantamento topográfico, mapeamentos diversos.1
CSA Natal Administração e Informática.
NEPPCON Natal Edificações: projetos arquitetônicos, instalações e levantamentos topográficos.
Execult Natal Práticas formativas de mobilização comunitária para atuação na gestão de espaços e equipamentos de lazer, esporte e cultura; oficinas de gestão, planejamento e execução de ações na área de lazer, esporte e cultura. Prática profissional orientada em torno de desenvolvimento de um método para produção fotográfica e audiovisual, produção fotográfica e audiovisual, gerenciando da captação e o tratamento dos registros fotográficos. Oficinas do projeto como laboratório de produção de conteúdos em áudio destinados à radiodifusão, podcast; intercâmbio de saberes com escola pública de Natal, através de relatos de experiências e capacitação para o uso educativo-cultural do rádio na escola. Planejar e produzir encontros em forma de sarau, organizar as atrações/expressões artísticas; realizar o completo registro audiovisuais dos encontros; organizar uma exposição fotográfica e/ou produzir videoclipe tematizando as edições do Sarau Canguleiro.
NEPP-ZN Natal Consultoria em Marketing, Sites, Design de interface, Consultoria em Design digital e programação front end e prestação de serviços de programação e design a partir das demandas dos empreendedores, instituições públicas e instituições sem fins lucrativos.
NEPP-PASS Parelhas Preparação de amostra para análises químicas atendendo as necessidades dos pequenos mineradores do arranjo produtivo local (NEPPROM - Mineração); Desenvolvimento de softwares e soluções em tecnologia da informação (NERDS - Informática).
NEPP-PAR Parnamirim Serviços especializados em tecnologia da informação, abrangendo desenvolvimento de software, análise de dados, segurança cibernética, infraestrutura e serviços de rede, inteligência artificial, automação industrial, consultoria tecnológica e treinamento.
NEPP-SC Santa Cruz Realização de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática;
Avaliação a necessidade de substituição ou de atualização tecnológica dos componentes de informática e/ou redes;
Instalação e configuração de programas básicos, utilitários e aplicativos;
Realização de procedimentos e rotina de cópias de segurança (backup) e recuperação de dados;
Prestação de auxílio técnico na especificação e configuração de novos equipamentos;
Realização de Plano de Manutenção, Operação e Controle para condicionadores de ar;
Verificação da Qualidade do Ar Interior em ambientes de uso coletivo.
Nuppe São Gonçalo do Amarante Serviços técnicos em engenharia e arquitetura e logística