Núcleos
Apresentação
Em um mundo sobremaneira midiatizado e complexo, a informação é produzida e consumida em uma velocidade cada vez maior, num crescente grupo de canais de comunicação. Para acompanhar esse processo, é necessário investir no audiovisual, no design gráfico, no jornalismo, no marketing institucional e nas relações públicas. Só assim, o IFRN conseguirá manter o diálogo necessário com seus múltiplos públicos de interesse.
Dessa forma, a Asce se organiza no formato de Núcleos, responsáveis pela condução das atividades em cada uma das áreas às quais correspondem: Núcleo de Audiovisual, de Design, de Eventos, de Fortalecimento da Imagem Institucional e de Jornalismo.
Esses grupos são responsáveis pelo planejamento e execução das ações sistêmicas, bem como pela orientação quanto aos trabalhos nos campi. Atuam de forma direta também nas unidades do Instituto onde não há coordenação de Comunicação Social e Eventos.
Histórico e objetivos
Apresentado e aprovado por parte do Colégio de Dirigentes do Instituto no dia 19 de janeiro de 2021, o Plano de Reestruturação da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (ASCE) do IFRN implementou núcleos em sua estrutura administrativa.
Proposta ainda em 2018, a divisão em núcleos integra a série de alterações previstas para o setor em sua Política de Comunicação. O Plano de Reestruturação traz entre seus objetivos, ações que facilitem o atendimento – com mais eficiência – de demandas e necessidades institucionais, do ponto de vista sistêmico e dos campi.
Assim, durante o 1º semestre de 2021, um a um foram implementados:
- O Núcleo de Audiovisual, para produzir conteúdo voltado à divulgação de iniciativas - ligadas ao ensino, extensão e pesquisa na instituição, através de produtos de audiovisual;
- O Núcleo de Design, com o objetivo de atender as demandas sistêmicas e dos campi na produção de materiais impressos e digitais, tendo em vista a escassez de profissionais com essa formação na Instituição.
- O Núcleo de Eventos, para assessorar no desenvolvimento e execução de eventos do IFRN e em parcerias com outras instituições;
- O Núcleo de Fortalecimento da Imagem Institucional, com o objetivo de consolidar a imagem institucional do IFRN através da construção de relacionamentos com seus público-alvo, por intermédio do gerenciamento a partir de atividades que compõem o mix de comunicação de marketing: relações públicas, imprensa e publicidade e propaganda, atendendo assim ao disposto no PDI 2019-2026; e
- O Núcleo de Jornalismo, buscando sistematizar e ampliar a produção de material noticioso sobre o Instituto e melhorar o contato com a imprensa.
Publicada em 22 de Março de 2023 às 10:01 ― Atualizada em 22 de Março de 2023 às 16:35